Carnes estragadas são apreendidas na Central de Abastecimento de Candeias

Por Redação
2 Min
A maior preocupação dos agentes é com a qualidade da carne
A maior preocupação dos agentes é com a qualidade da carne

Em fiscalização surpresa a Central de Abastecimento de Candeias, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), detectou que cinco toneladas de carne estão impróprias para consumo de clientes.

“Todo o material estava sem certificação de origem e sendo comercializado de forma inadequada, descumprindo a legislação quanto à apresentação de certificado sanitário e acondicionamento”, explicou a coordenadora de Operações Especiais da Vigilância Sanitária, Renata Mulligutt.

Segundo a fiscal da vigilância, durante o trabalho, os agentes observam a limpeza do produto e, se os funcionários estão com uniforme adequado. Eles também verificam a data de validade dos produtos e o estado de conservação dos equipamentos. Outro detalhe importante é em relação à temperatura adequada de armazenamento das carnes. “Não adianta você ter o melhor produto se ele não for conservado em temperatura adequada”, reiterou.

A maior preocupação dos agentes é com a qualidade da carne, já que durante este período o consumo aumenta em até 50%. “O açougueiro, neste período, fica com a preocupação de comprar muita carne para atender os consumidores e acabam não se preocupando com a higiene e conservação dos perecíveis”, alertou o agente.

Participaram da ação dois fiscais estaduais agropecuários, seis auxiliares de fiscalização da Adab e duas equipes compostas por Policiais Militares. Milligutt informou que o estabelecimento que estiver irregular será penalizado. “Essa carne apreendida será levada para inutilização no matadouro municipal, além do próprio responsável pagar a multa”, encerrou.

A operação de combate ao trânsito de produtos de origem desconhecida foi realizada na manhã deste sábado (23). A fiscalização irá até o fim de janeiro.

Uilson Victor

Compartilhe Isso
- Advertisement -