Colégio da Polícia Militar de Candeias supera meta do Ideb proposta para o Brasil

Por Redação
4 Min

MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. CPM FPO atinge, em 2011, meta prevista para ser alcançada em 2017.

Continua depois da Promoção

O Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira superou a meta na educação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para ser alcançada em 2011 no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira, 14 (veja os gráficos abaixo).

Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira supera meta do Ideb proposta para o Brasil
Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira supera meta do Ideb proposta para o Brasil


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto.

Continua depois da Promoção

Assim, não há nota individual.

Estudantes do CPM FPO, dos anos finais do ensino fundamental – 8ª série (9º ano) – obtiveram 4,0 pontos em 2011, quando a meta a ser alcançada era 2,9. Aquele índice de 4,0 pontos é a previsão de meta a ser alcançada no ano de 2017! Mas já fora atingido agora em 2011.

Este resultado de 4,0 pontos, alcançado pelos alunos que hoje estão cursando o 1º Ano do ensino médio, evidencia-se ainda mais quando comparado aos índices do município de Candeias (3,1), do estado da Bahia (3,3) e da região Nordeste (3,5). Além disso, 39% dos municípios e 44,2% das escolas do Brasil ficaram abaixo da meta estabelecida pelo MEC.

O Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira está muito orgulhoso dos resultados alcançados, com a certeza que esta meta não seria superada sem a participação conjunta e fundamental dos professores, policiais, funcionários civis, alunos e suas famílias. Precisamos continuar trabalhando e estudando diariamente com muita dedicação, pois a meta estabelecida pelo MEC para o ensino fundamental II em 2021 é 5,5, índice compatível com os países desenvolvidos.

Fonte: MEC

Texto: Capitão PM Carlos Eduardo
Diagramação e Gráficos: Soldado PM Costa de Lacerda
Revisão: Major PM Prado

MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. CPM FPO atinge, em 2011, meta prevista para ser alcançada em 2017.

Compartilhe Isso
- Advertisement -