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Incrível: Crysis 3 é hackeado para rodar em 8K

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crysis3

Você já deve ter pelo menos escutado falar sobre a franquia de jogos Crysis, não é mesmo? O primeiro título foi lançado em 2007 e passou um bom tempo sendo utilizado em testes de desempenho de computadores voltados para games. Hoje em dia, Crysis 3 não é algo tão marcante quanto o seu antecessor, mas continua sendo uma boa maneira de “estressar” a sua placa de vídeo.

Acontece que um entusiasta, identificado apenas como K-putt, não estava satisfeito com os gráficos de Crysis 3, que são rodados pela maioria dos usuários em 1920×1080 pixels. Dessa maneira, essa pessoa embarcou em uma “aventura” para fazer com que o título fosse reproduzido em 8K — por mais impossível que isso pareça.

Algumas cenas do futuro

De acordo com as informações do site Extremetech, essa proeza é impressionante pelo fato de que ela adianta em cerca de 10 anos a evolução de gráficos em games — mas com limitações, é claro. Devido a isso, K-putt conseguiu mostrar um pouco do futuro dos jogos, assim como você pode conferir nas imagens acima e abaixo.

Para que fosse possível rodar o Crysis 3 em uma resolução 8K, foram necessários dois softwares diferentes. O primeiro é chamado de OnTheFly, que cria novas alternativas de uso dentro do título, como comandos por voz e a melhora absurda nos gráficos. Em seguida, há também o SweetFX, responsável por personalizar os shaders e também por melhorar a reprodução de cores e contraste.

Números realmente grandes

Com isso, K-putt conseguiu fazer com que o jogo rodasse em uma relação “ultra-wide-screen” de 8000×3333 pixels, errando por pouco o 8K (7680×4320 pixels) propriamente dito. Por conta disso, cada frame contava com 26,6 milhões de pixels, algo espantoso quando comparamos com os 2 milhões de pixels da resolução original de Crysis 3. Já as capturas de tela apresentaram um tamanho de 24 MB.

Segundo os cálculos do site Extremetech, para que o Crysis 3 rodasse normalmente em 8K (a uma taxa aproximada de 30 fps), seria necessário utilizar 10 placas GTX Titan em paralelo. Mesmo com a sua máquina de alto nível, o responsável pelo projeto conseguiu apenas 2 frames por segundo, deixando o título extremamente lento — foi preciso usar a resolução normal para chegar até os pontos de captura de imagem.

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