Conheça as tecnologias que fazem a Árvore de Natal da Lagoa

Por Redação
3 Min

A Árvore de Natal da Lagoa será inaugurada neste sábado (1), na Zona do Sul do Rio de Janeiro. Em sua 17ª edição, a árvore tem 85 metros. Eleita pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal flutuante do mundo, ela já é a principal tradição de Natal carioca. Mas para fazer a mágica acontecer, cerca de 1200 pessoas estão envolvidas no projeto, além de muita tecnologia.

Continua depois da Promoção

Neste ano, a árvore possui 3,1 milhões de microlâmpadas. Por incrível que pareça, essas lâmpadas são iguais às disponíveis em lojas para o consumidor decorar sua casa. “São as mesmas lâmpadas que a gente encontra no Saara”, explica Nelson Drucker, Diretor Geral da BackStage, empresa responsável pela Montagem da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, referindo-se ao famoso centro comercial popular do Rio de Janeiro. “A gente usa alta tecnologia para reproduzir a árvore de casa”, acrescentou.

Já os efeitos de luz são garantidos por 120 mil metros de mangueiras luminosas, que compõem a cenografia, 2100 estrobos, para os efeitos de estrelas e 100 refletores de LED RGBW. Segundo Omar Jacob, diretor da empresa Mil Geradores, responsável pelo fornecimento de energia da árvore, o uso de sistemas com LED diminuiu o consumo de energia em 20% e garantiu o dobro de luminosidade. “O visitante vai ter muito mais nitidez ao ver a árvore”, afirmou.

Toda essa estrutura é viabilizada por seis geradores embarcados que totalizam uma potência de 2500 kW, o que é capaz, por exemplo, de fornecer energia a aproximadamente 1500 salas de aula com ar condicionado ligado. Os aparelhos, importados da Suécia, são alimentados por biodiesel. O tanque de combustível, que fica também no interior da árvore, é o mesmo utilizado em plataformas de petróleo.

Continua depois da Promoção

O áudio, por sua vez, é feito por um Carrilhão Eletrônico, uma espécie de sino importado da Itália. Ele vai executar os sons das badaladas, além da música-tema da árvore. Sinais eletrônicos foram programados para impulsionarem as cornetas para os sons serem ouvidos das margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Jogos de luz são programados

Neste ano, a Árvore de Natal, com o tema “Todos os Natais do Mundo”, mostra as estações do ano. As transições de luz ocorrem automaticamente. Com o uso de um PLC (Programmable Logic Controller, controlador lógico programável em português), os desenvolvedores criam critérios de programação que controlam remotamente os geradores para o jogo de luz. Esses dados são armazenados e depois salvos em um notebook comum.

G1

Compartilhe Isso
- Advertisement -