SAO JOAO
SAO JOAO

Site divulga imagens de Genoino passando por exames; veja foto

Por Redação
5 Min

Segundo reportagem do site Diário do Poder, médicos do hospital estariam indignados com uma suposta encenação do petista

[divider]

Imagens mostram momento em que José Genoino é submetido a eletrocardiograma Foto: Diário do Poder / Reprodução
Imagens mostram momento em que José Genoino é submetido a eletrocardiograma Foto: Diário do Poder / Reprodução

Imagens divulgada nesta sexta-feira pelo site Diário do Poder mostram o momento em que o deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino (SP) passa por uma bateria de exames no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Segundo o jornalista Claudio Humberto, há um sentimento de indignação por parte da equipe médica do hospital, que veriam uma suposta “encenação” do político para deixar o presídio da Papuda, onde estava há uma semana.

Nas fotos divulgadas pelo site, Genoino aparece deitado em uma maca, com a blusa aberta na altura do peito, onde é possível ver a colocação de eletrodos na região do coração. O ex-presidente do PT deu entrada no hospital na tarde de quinta-feira, queixando-se de fortes dores no peito, com suspeita de um princípio de infarto no miocárdio. A hipótese de infarto, porém, foi descartada por exames cardíacos realizados no hospital.

“Após realização dos exames laboratoriais e de imagem, foi descartado infarto agudo do miocárdio e diagnosticado elevação dos níveis pressóricos (pressão arterial), que pode comprometer o resultado da cirurgia de correção de dissecção da aorta, e alteração de coagulação secundária ao uso de anticoagulante, que aumenta o risco de sangramentos”, afirma nota divulgada pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), onde Genoino está internado.

Preso desde sábado na Papuda, Genoino obteve na quinta-feira, preliminarmente, a possibilidade de cumprir sua pena em regime domiciliar ou hospitalar. Pela decisão, tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o deputado pode ficar fora da prisão até ser avaliado por uma junta médica de cardiologistas.

O réu passou por uma cirurgia na artéria aorta em julho e, segundo sua defesa, sofreu um princípio de infarto nesta quinta-feira. Ele deu entrada no hospital, às 14h, acompanhado do juiz Ademar Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais, e do médico do sistema prisional, José Ricardo da Fonseca.

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, Genoino deveria cumprir pena inicialmente em regime semiaberto. Como aguarda o julgamento de um recurso do crime de quadrilha, cumpre inicialmente a pena de quatro anos e oito meses.

 

presos4

Joaquim Barbosa, presidente do STF, autorizou Genoino a ser examinado e o ex-presidente do PT foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Barbosa autorizou na tarde de ontem que se cumpra temporariamente a pena em regime domiciliar ou em hospital até que uma junta médica realize uma nova avaliação do estado de saúde do deputado.

O ex-presidente do PT, ex-guerrilheiro que combateu a ditadura militar (1964-1985), faz parte do grupo de 11 de 25 condenados do mensalão que começou a cumprir imediatamente as penas de prisão e que aguarda novo julgamento pelo crime de formação de quadrilha.

A presidente Dilma Rousseff manifestou na quarta-feira sua “preocupação” pelo estado de saúde de Genoino, quem, explicou, toma “anticoagulantes” devido a uma “doença extremamente grave no coração”.

Genoino foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por ter feito parte da rede de corrupção montada pelo PT durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso provocou a pior crise política da gestão de Lula (2003-2010).

De acordo com a decisão de Barbosa, a junta médica deverá estabelecer “se para o adequado tratamento do condenado, é imprescindível que permaneça em sua residência ou internado em uma unidade hospitalar”, informou o STF em comunicado.

A decisão do Supremo foi tomada depois que a defesa de Genoino pedisse a mudança do condenado para um “estabelecimento de prisão adequado”, mais próximo de sua residência, em São Paulo, ou para que seja concedido o regime semiaberto, como consta de sua condenação. Com Informações do site terra e agencias.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -