Sefaz fará operação para fiscalizar veículos com IPVA atrasado

Por Redação
3 Min

De acordo com a Sefaz, a operação está prevista para acontecer durante todo o mês de novembro em lugares e horários aleatórios da cidade

A partir da próxima segunda-feira (4), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) junto com a Transalvador, o Detran e a Polícia Militar iniciarão uma mega operação para apreender os veículos que estiverem com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. De acordo com a Sefaz, a operação está prevista para acontecer durante todo o mês de novembro em lugares e horários aleatórios da cidade.

Continua depois da Promoção

fisclizacao ipva

As blitze, chamadas “inteligentes”, terão uma mega estrutura onde policiais identificarão antes do local de parada, os carros que estão com o imposto em atraso. Uma outra equipe emitirá boletos com o valor da dívida e os proprietários dos veículos apreendidos terão algumas horas para realizar o pagamento da multa. Caso o proprietário não realize o pagamento, o carro será encaminhado para o pátio do Detran. O tempo que será dado para o motorista pagar a dívida ainda não foi divulgado.

Segundo a Sefaz, a melhor opção para quem está devendo o IPVA, é a quitação total do valor, à vista, com redução da multa. Neste caso, a Lei de IPVA (art. 16) garante abatimento nos seguintes percentuais: 70%, se forem pagas dentro de 30 dias, contados da intimação do lançamento de ofício; 35%, se forem pagas antes da inscrição do débito na dívida ativa tributária; e 25%, se forem pagas antes do ajuizamento da execução do crédito tributário.

A outra opção é o pagamento parcelado em até 12 vezes mensais, sem abatimento dos juros. Neste caso, o contribuinte só receberá o documento e será desbloqueado no Detran após o pagamento da última parcela. O processo de notificação deverá ser finalizado ainda em outubro. Para consultar, o contribuinte deverá entrar no site www.sefaz.ba.gov.br, no link “Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados”, devendo digitar CPF, CNPJ ou o Renavam.

Continua depois da Promoção

Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link “Inspetoria Eletrônica – IPVA”. Depois, deve clicar em “DAE para pagamento – Exercícios notificados”. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center pelo 0800 071 0071.

Matéria original: iBahia

Compartilhe Isso
- Advertisement -