Fenômeno raro mostra planeta Vênus sendo encoberto pela Lua

Por Redação
2 Min

Na região sul do Brasil, satélite encobriu o planeta por algum tempo.

Vênus é o planeta mais brilhante visto pelo céu. Desde meados de julho, ele vem iluminando os fins de tarde. E neste domingo, em algumas regiões do Brasil foi possível admirar mais um fenômeno astronômico de fácil observação: a ocultação do brilhante astro pela Lua. Depois, o astro pôde ser visto novamente, reaparecendo no lado iluminado (brilhante) da Lua.

Isso ocorreu por volta das 19h em muitas cidades do Sul, situadas abaixo de Florianópolis, ou seja, latitudes Sul maiores que 27 graus. De Sorocaba, apesar da impossibilidade de testemunhar a ocultação, deu pra ver o planeta bem perto da Lua.

A ocultação ocorreu no lado poente, após o pôr do Sol. Um pouco abaixo da Lua (cerca de 3 graus ou 6 vezes o diâmetro aparente da Lua), esteve a estrela Espiga (ou Spica), que é um astro de primeira magnitude, pertencente à constelação da Virgem. Ela tem importância histórica, pois é mostrada na bandeira brasileira acima da faixa Ordem e Progresso representando o estado do Pará.

O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica (OBA), lembra também que Vênus não é o único astro que está sendo observado no céu noturno. “Desde o mês passado, temos visto Saturno transitar pelo nosso céu. E no dia da ocultação, ele estará a cerca de 10 graus acima de Vênus e da Lua, quase em linha com Spica”, diz.

Compartilhe Isso
- Advertisement -