Vereadora Rita Loira: “Temos profissionais qualificados para assumir qualquer cargo público.”

Por Redação
3 Min

vereadora rita loira

O descaso total no município de Candeias e, principalmente na desvalorização da mão de obra qualificada na cidade por parte da administração pública, fez com que a vereadora oposicionista, Rita Loira (PR), entrasse com requerimento em caráter de urgência.

A vereadora que está em seu primeiro mandato, vem estudando a Lei Orgânica do Município, e identificou a ‘inconstitucionalidade’ nas nomeações de Secretários e Diretores forasteiros; que por sinal, muitos são de outras cidades e não têm compromisso com Candeias. É um dos motivos do total descaso.

Rita fez o requerimento na ultima terça-feira (03), solicitando que o prefeito encaminhe a Casa Legislativa documentos comprobatórios que os secretários e diretores residem e tenham domicilio eleitoral na cidade. O requerimento está fundamentado de acordo com a Lei Orgânica em seu art. 122, inciso IV, que ressalta que as investiduras no cargo de Secretários e Diretores, são condições essenciais terem domicilio civil e eleitoral no município. E no parágrafo único do mesmo artigo, o descumprimento destes requisitos por parte do executivo importará em crime de responsabilidade e a conseqüente cassação de mandato.

Atenta aos anseios da população, a vereadora identificou a inconstitucionalidade por parte do executivo, ferindo a Lei Orgânica, que exige que os cargos de 1° e 2° escalão sejam destinados aos cidadãos Candeienses domiciliados. O que não vem sendo feito.

Vale ressaltar, que o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Candeias, Juscelino, ressaltou na Rádio Baiana FM, semana passada, que há 10 anos é servidor público efetivo, e tem 3 anos à frente da presidência do sindicato, e nunca se viu tanta gente de fora lotado na prefeitura como agora.

Com base no artigo da Lei Orgânica, e preocupada com o desemprego local e, principalmente com a desvalorização da mão de obra qualificada da cidade que não está tendo oportunidade na administração pública, a vereadora EXIGE que a Lei seja cumprida, e que o Prefeito Sargento, destine esses cargos ao Povo de Candeias.

Somos sabedores, que nos últimos anos Candeias formou diversos graduandos, especialistas e mestrados, de diversas áreas, com qualificação para assumir cargos públicos, mas, infelizmente, esses jovens qualificados não são aproveitados pela gestão atual. Aguardamos que os vereadores compromissados com o município valorizem a mão de obra qualificada local.

Compartilhe Isso
- Advertisement -