Rascunho automático

Boato leva beneficiários do ‘Bolsa Família’ lotar agências da Caixa

Por Redação
6 Min

Bolsa Família

Centenas de cadastrados no Bolsa Família de Candeias , compareceram à agência da Caixa Econômica Federal  e no Supermercado Bompreço na tarde deste domingo (19) após terem sido informados de que o governo estaria pagando um abono referente ao programa social. A informação repercutiu com velocidade e fez com que uma multidão superlotasse a agência. O Jornalismo Cidadão compareceu ao banco e conversou com a dona de casa Silvanete Santos que veio do distrito de caboto. Segundo a beneficiária, tudo não passou de um mal entendido. “Eu vim sabendo que iria receber o meu benefício antecipado e consegui fazer a retirada, mas muitos que estão aqui estão achando que irão receber um abono extra concedido pelo governo. Por isso, essa muvuca toda”, disse. O movimento foi grande e até a polícia esteve no local, pois surgiram rumores de um possível atentado a agência, que foi logo descartado.

Continua depois da Promoção

Em Simões Filho

 Boatos sobre extinção do Bolsa Família e saque de bônus fizeram beneficiários ‘invadirem’ agências da Caixa

Agências bancárias da Caixa Econômica ficaram tomadas por uma multidão, no inicio da noite deste sábado (18), em  Simões Filho. Houve duas informações: uma de que seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família, e assim, encerraria  programa do governo federal, e a outra notícia que circulava em Simões Filho dava conta de que existia um abono no valor de R$150,00 para os beneficiários do programa social.

Bolsa Família

Os boatos fizeram com que as pessoas lotassem as agências do Cia e do Centro, alem de formarem grandes filas nos diversos caixas eletrônicos  24 horas espalhados pela cidade.
Na unidade da Avenida Luis Eduardo Magalhães, houve tumulto entre correntistas e beneficiários. Precisou a intervenção da polícia militar. Pelo menos 400 beneficiários foram até o local.  Uma grande fila foi formada também na agência do Cia. As filas se formaram dentro e fora da agência.

Continua depois da Promoção

Apesar do tumulto não ocorreu nada grave.Um simples saque ou consulta de saldo  se tornou um tormento na noite de sábado.

“Meu Deus! Estou aqui desde as 16 horas e até agora não consegui sacar o dinheiro. ‘Não sou beneficiário do programa, mas preciso usar o terminal, até dois caixas eletrônicos parece que já estão sem notas”, disse Pedro Agulhão, usuário da agência bancaria do Centro.

A dona de casa Ivone Santos, moradora do Jardim Renatão,  disse que recebeu a notícia de que se não recebesse o pagamento neste sábado perderia o mês. “Por isso que estamos aqui. Ninguém sabia explicar de onde havia partido a informação falsa.

Já a diarista Célia Sacramento, que reside no KM30, não colocou dificuldades para sair da cidade, e, sem cautela, se deslocou até a agência de São Cristovão, em Salvador, na esperança de sacar o dito bônus de 150 reais

“Oxente! Tem muita gente na minha frente, cerca de100 pessoas. Não vou ficar aqui nessa fila, pois sairei daqui muito tarde. Lá em Salvador devo sacar com mais facilidade”, disse com convicção.

Saque de bônus

Diante de tantas informações desencontradas, sobre o pagamento de bônus para os beneficiários do bolsa família, algumas chamaram a atenção. Cerca de 5 relatos davam conta de que beneficiários conseguiram efetuar o saque do referido valor.

O desempregado Evanei Anunciação informou que quando ficou sabendo do pagamento do bônus, por volta das 16h:00, dirigiu-se ,rapidamente, até a agência do Centro e sacou 150 reais

“Não pensei duas vezes, peguei minha moto e o cartão, claro. Quando cheguei à agência,  me deparei com cerca de 20 pessoas. Dentro de 30 minutos consegui efetuar o saque. Garantimos nosso final de semana(risos), brincou.

De acordo com a coordenação do programa na Bahia, neste sábado (18) surgiu um boato em vários municípios baianos, dando conta que o pagamento seria efetuado nos caixas eletrônicos somente até o dia 18.Contudo, a informação não procede, e as pessoas que tiverem qualquer dúvida devem procurar a Central de Atendimento do Bolsa Família, na Avenida Walter Aragão de Souza, no Centro Social.  O mesmo problema foi registrado em outras cidades do Brasil.

Nota Oficial
Ainda na noite de sábado (18), o Governo Federal emitiu nota oficial desmentindo boatos. Confira o texto na íntegra:

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.”

caixa bompreço multidão

Com informações de Jornalismo Cidadão / Fala Simões Filho e fotos do Bahia Noticia

Compartilhe Isso
- Advertisement -