CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, Ganha Título Cidadão Baiano

Por Redação
3 Min

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu ao engenheiro e CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, o Título Cidadão Baiano em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (07/06). A homenagem, proposta pelo deputado estadual Niltinho (PP), celebrou a trajetória profissional e pessoal de Mendonça, que tem uma longa relação com o estado da Bahia.

Em seu discurso, Luiz de Mendonça expressou sua gratidão e destacou a importância do título em sua carreira. “Poucos sabem, mas a minha relação com o estado e o povo baiano é de longa data. São mais de 20 anos de amizade, trabalho e desenvolvimento. Apesar de não ter tido a sorte de nascer aqui, a maior parte da minha vida profissional foi dedicada às grandes empresas baianas e a grandes projetos da Bahia”, afirmou.

Mendonça teve papel fundamental em dois grandes projetos que impulsionaram o desenvolvimento da Bahia: o Polo Industrial de Camaçari e a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país e a terceira da América Latina. Como gestor da Acelen e agora cidadão baiano, ele reforçou seu compromisso com o estado e a missão de avançar no setor de energia, participando ativamente da transição energética que coloca a Bahia em destaque.

O CEO enfatizou a escolha das palavras “excelência”, “aceleração” e “energia” para formar o nome Acelen. “Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável. O resultado é percebido não apenas em números, mas, também, no desenvolvimento das pessoas e das comunidades”, comentou Mendonça.

Sob a liderança de Mendonça, a Acelen investiu mais de 2 bilhões de reais em modernização e inovação na Refinaria de Mataripe, promovendo o conceito de indústria 4.0. Além disso, foram destinados mais de 25 milhões de reais para ações sociais, ambientais, culturais e educacionais. “Produzimos mais que energia, produzimos riqueza, incentivamos o desenvolvimento, transformamos a vida de milhares de colaboradores, seus familiares e de pessoas dos lugares onde estamos presentes”, afirmou.

Encerrando seu discurso, Mendonça anunciou futuros investimentos significativos na Bahia. “Há poucos meses, anunciamos investimentos de mais de 2,5 bilhões de dólares (cerca de 12 bilhões de reais) no projeto de biocombustíveis da Acelen Renováveis, na próxima década. Vamos produzir combustível renovável, SAF e HVO, a partir da planta nativa brasileira, a macaúba. Aqui na Bahia, construiremos nossa biorrefinaria e teremos a maior plantação de macaúba em escala global”, concluiu, agradecendo a honraria e aos presentes.

A cerimônia contou com a presença de familiares de Luiz de Mendonça, amigos, representantes da Acelen, líderes comunitários de São Francisco do Conde e de cidades do entorno da Refinaria de Mataripe, além de deputados estaduais, outras autoridades e membros da imprensa.

Compartilhe Isso
- Advertisement -