O almirante Rob Bauer, da Marinha Real Holandesa, e presidente do comitê militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) , afirmou, na última sexta-feira (27), que a organização está “pronta” para um confronto direto com a Rússia .
“Temos que estar prontos. Não temos tempo para nos prepararmos porque depende deles quando vierem”, disse ele em entrevista ao canal RTP. Ele ainda defendeu a priorização do que chamou de “economia de guerra em tempos de paz”.
A fala do líder militar da Otan ocorre poucos dias depois da Rússia criticar os Estados Unidos por “envolvimento direto” no confronto ao enviar tanques de guerra à Ucrânia .
Na última quarta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que encaminharia 31 tanques do modelo M1A1 Abrams para a Ucrânia. A Alemanha e a Espanha também anunciaram reforços militares a Kiev .
Uma autoridade russa afirmou, nesta quinta-feira (19), que a derrota do país no conflito contra a Ucrânia pode desencadear uma guerra nuclear . A invasão da Rússia completa, no dia 24 de fevereiro, um ano.