
Informações do jornal argentino La Nacion indicam que Brenda Uliarte, namorada do brasileiro Fernando Sabag Montiel, teria sido a mentora do atentado contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no dia 1º de setembro.
Mensagens trocadas entre Brenda e uma amiga foram encontradas pela polícia e mostra que ela planejou a tentativa de assassinato contra a vice-presidente. O brasileiro foi o responsável por atirar contra Kirchner, mas a arma falhou. Até o momento, o casal e mais uma pessoa estão presas pelo atentado.
Um mês antes do ataque, Brenda Uliarte disse que estava organizando um grupo para ir com “tochas, bombas, armas e tudo” para matar a vice-presidente.
“Serei a libertadora da Argentina. Eu estava praticando tiro. Eu sei como usar uma arma. Vou mandar matar Cristina”, escreveu Brenda.
Na troca de mensagens, Uliarte ainda reforça que calculou todos os riscos. Disse que mandou alguém matar, no caso o namorado brasileiro, para não ficar tão em evidência. Disse ainda que já teria lugares para onde fugir e até mesmo poderia trocar de identidade, caso fosse procurada.
Fernando Sabag Montier, que seria o executor do crime, foi preso na mesma noite do ataque. Uliarte foi presa três dias depois.