Partido Trabalhista derrota governo conservador e assumirá o poder na Austrália

Por Redação
2 Min
O atual primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, em discurso no qual reconhece a derrota nas eleições de seu país, ao lado da mulher e as duas filhas, em 21 de maio de 2022 — Foto: Loren Elliott/ Reuters

O atual primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, reconheceu derrota nas eleições realizadas neste sábado (20) no país para o Partido Trabalhista, de oposição.

Continua depois da Promoção

Na contagem dos votos, que ainda não terminou, a sigla de centro-esquerda já é a vencedora, com a maior bancada no Parlamento – na Austrália, o voto é contabilizado para o Parlamento, que indica o primeiro-ministro. No entanto, a sigla ainda não conquistou maioria absoluta e, por isso, pode ter que precisar de alianças com partidos menores para formar governo.

Já Morrison reconheceu que seu partido não obterá o número mínimo de apoio para formar um novo governo.

No início da manhã, pesquisas feitas pelas redes ABC e Sky News já indicavam que o atual governo obteve menos votos que o necessário, fazendo coro com pesquisas de intenção de voto ao longo da semana.

Continua depois da Promoção

No entanto, a margem era apertada, o que ainda traz um clima de incerteza para as eleições nacionais que o país realiza. Ao longo do dia, australianos encheram urnas de votação, que começaram às 19h de sexta-feira (20) no horário de Brasília e registraram longas filas.

A projeção inicial também mostrava que o Partido Trabalhista, apontado como favorito, perde terreno para siglas menores e independentes, incluindo os que abordam questões ambientais e climáticas. No entanto, uma coalizão liderada pelos trabalhistas pode vencer o pleito.

Compartilhe Isso
- Advertisement -