Dados da empresa imovirtual revelam para onde brasileiros querem se mudar em portugal

Por Redação
3 Min

 

Foto: EuroDicas

Há muitos anos brasileiros têm se mudado para Portugal, e nos últimos 6 anos, principalmente, houve um aumento constante dessa imigração para o território lusitano que não foi abalada nem pela pandemia. Os motivos por esse interesse constituem uma lista sem fim, procura por uma carreira nova, melhor qualidade de vida, fuga de instabilidades política e econômica, ou simplesmente a vontade de se mudar. Independente dos motivos, Portugal hoje abrange uma comunidade de mais de 200.000 brasileiros (do total de 714.123 estrangeiros), a qual o governo recebeu de braços abertos depois de tantos anos de emigração da sua própria população jovem e drástica queda da densidade populacional nas cidades interioranas (hoje 60% dos jovens que moram a leste do país pretendem se mudar para as cidades grandes costeiras).

Continua depois da Promoção

Segundo dados da empresa imobiliária portuguesa Imovirtual, os brasileiros representam a maioria significativa dos estrangeiros que procuram se mudar para o país, mas eles não os únicos. De acordo com as estimativas da empresa baseadas em tráfegos nas suas plataformas e transações comerciais, os brasileiros representam 19,5% desses estrangeiros, seguidos pelos franceses que representam 15.7%, os suíços com 10.9%, americanos com 9% e os britânicos com 8.4%. O interesse internacional não é de se surpreender, afinal de contas quem passa a chance de morar em um lugar com tanta história, alta gastronomia, lindas praias e montanhas e uma população reconhecida mundialmente pela sua simpatia?

Ademais, a Imovirtual também informou que dos brasileiros que procuram propriedades em seu website, 23,3% pesquisou imóveis no Porto, enquanto que Lisboa foi o foco de 20.3% e Braga de 20% dos cidadãos latino-americanos. As escolhas não são de se surpreender, mas talvez não sejam ideias para o governo português, o qual, como já mencionado, está em uma luta constante para reavivar a densidade populacional e o desenvolvimento econômico das cidades do interior. Para brasileiros a escolha por Porto e Lisboa geralmente é direta, cidades grandes, cosmopolitas, com várias opções de emprego, vida noturna e muito mais que cidades grandes têm a oferecer, mas o governo vem implementando mudanças e projetos que prometem o mudar o foco desses jovens. Além da exclusão de Lisboa, Porto e Algarve da lista de elegibilidade do famoso Esquema Golden Visa, o governo também resolveu estender aos brasileiros o auxílio financeiro dado a portugueses que decidissem se mudar para as cidades do interior.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -