Rússia bombardeia centro de Kharkiv e grande comboio ameaça Kiev

Por Redação
3 Min
Explosões em Kharkiv, segundo maior cidade da Ucrânia. Foto Sergey BOBOK / AFP

O exército russo está bombardeando o centro de Kharkiv – segunda maior cidade da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia -, e os projéteis estão atingindo a sede da administração local, informou o governador da região, Oleg Sinegubov.

Continua depois da Promoção

Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, afirmou Sinegubov no Telegram.

“O ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil”, escreveu o governador, que não revelou um balanço de vítimas.

Na publicação uma imagem mostra uma grande explosão e escombros de um edifício.

Continua depois da Promoção

Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa, próxima da fronteira com a Rússia.

A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada.

Segundo os socorristas locais, ao menos 10 pessoas foram mortas no bombardeio russo.

Grande comboio militar russo captado perto de Kiev por imagens de satélite
Imagens registradas por satélite na segunda-feira na Ucrânia mostram um grande comboio militar russo que supera mais de 60 quilômetros ao noroeste da capital, Kiev, principal alvo militar da Rússia em sua ofensiva em território ucraniano.

O comboio “se estende dos arredores do aeroporto Antonov (a 25 km do centro de Kiev) ao sul, até as imediações de Prybirsk, ao norte”, afirmou na segunda-feira à noite a empresa americana de imagens por satélite Maxar.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, este aeroporto é cenário de combates violentos. O exército de Vladimir Putin tenta conquistar esta infraestrutura estratégica para tomar a capital.

No comboio, de 64 quilômetros, “alguns veículos estão muito distantes dos outros, e em algumas áreas as equipes militares estão posicionadas em dois ou três”, acrescenta a Maxar.

As imagens mostram dezenas de veículos alinhados um atrás do outro em estradas rurais da Ucrânia, às vezes com nuvens de fumaça nas proximidades, ou prédios em chamas, segundo a empresa.

As imagens também mostram um novo destacamento de tropas, com helicópteros de ataque e veículos terrestres, em Belarus, a menos de 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

Desde o início da ofensiva russa na quinta-feira, as forças ucranianas mantêm o controle do acesso ao centro de Kiev, contendo o avanço das tropas russas.

Duas fontes consultadas pela AFP, uma diplomática e outra da área de defesa, afirmaram que Moscou se prepara para iniciar de forma iminente uma nova ofensiva militar.

Compartilhe Isso
- Advertisement -