Seringa, Vacina e a Virada na Luta contra a Covid-19 no Brasil
Você sabia que neste sábado (17), o Brasil comemora um marco importante na batalha contra a Covid-19? Isso mesmo, há cinco anos, o país deu o pontapé inicial na vacinação em massa contra o coronavírus. E quem foi a primeira pessoa a receber a dose? A enfermeira Mônica Calazans, que, com coragem e esperança, tomou a CoronaVac no Hospital das Clínicas, em São Paulo, logo após a liberação emergencial pela Anvisa. Um momento histórico, transmitido ao vivo, que marcou o começo de uma nova fase na luta contra a pandemia.
O Início de Uma Jornada Difícil
Naquele período, o Brasil enfrentava uma das crises mais bravas da pandemia. Hospitais lotados, leitos de UTI escassos e uma quantidade assustadora de mortes diárias. O vírus já tinha se espalhado pelo país inteiro, deixando um rastro de preocupação e insegurança na rotina da população.
Dados Que Contam a História
- Mais de 39 milhões de casos confirmados de Covid-19 até hoje.
- Mais de 716 mil vidas perdidas para a doença.
Porém, a grande virada veio com a vacinação. Com o passar do tempo, o Brasil conseguiu imunizar uma grande parte da população, o que foi fundamental para reduzir drasticamente os casos graves, internações e mortes. O segredo? Ampliar o acesso às doses e incluir diferentes grupos na campanha.
Leia Também
Por Que a Vacina Foi Um Ponto de Mudança?
Luana Tanno, médica infectologista, explica:
“Quando conseguimos vacinar a maior parte da galera, a gente viu uma redução bem significativa nas formas mais graves da Covid. A vacina não eliminou o vírus, mas deixou a doença muito menos perigosa, principalmente para os idosos e quem tem comorbidade.”
Quem Viveu o Pior da Pandemia Ainda Sente os Efeitos
Fernanda Alves é um exemplo. Ela contraiu Covid-19 em 2021 e, durante a internação, desenvolveu trombose. Ela relembra com cautela:
“Foi uma fase bem difícil, fiquei semanas no hospital e tinha medo de não sair dessa. Depois que me recuperei, corri pra tomar a vacina. Ela trouxe uma sensação de segurança, como se pudesse evitar que outras pessoas passassem pelo que eu passei.”
Hoje, a Covid Ainda Está por Aí, Mas em Níveis Controlados
Mesmo com registros de novos casos ao longo do ano, a situação está bem mais tranquila. O número de infectados e mortes caiu bastante, graças à imunização em massa e ao fortalecimento do sistema de saúde. E, olha só, cinco anos depois da primeira dose, fica claro que a ciência e a vacina continuam sendo nossas maiores aliadas nessa batalha.
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

