Navegando pela Categoria

Mundo

Jornalistas afegãos são presos e torturados pelo Talibã AFP

O Talibã prendeu e torturou jornalistas afegãos que cobriam um protesto de mulheres. Pouco antes, o grupo havia declarado que iria defender a liberdade de imprensa. As vítimas são o fotógrafo Nematullah Naqd e o repórter Taqi Daryabi, funcionários do jornal Etilaat Roz. A dupla cobria uma manifestação na terça-feira, 7, na qual mulheres protestavam contra o anúncio do Talibã do governo interino, que é formado apenas por homens. Os profissionais relataram que foram agredidos com cassetetes, cabos elétricos e…

Coreia do Norte comemora dia nacional com desfile militar sem mísseis

A Coreia do Norte comemorou os 73 anos da sua fundação com um desfile militar na capital, Pyongyang, na madrugada de quarta para quinta-feira (tarde de quarta-feira no Brasil). A imprensa estatal da ditadura publicou imagens que mostram um desfile mais discreto, sem a exibição de tanques ou mísseis balísticos, mas com a presença de máquinas, tratores, caminhões de bombeiros e equipes em trajes de proteção. O desfile foi supervisionado pelo ditador Kim Jong-un, que não discursou. Uma autoridade sênior do regime falou…

Incêndio em prisão deixa 41 mortos na Indonésia

Um incêndio atingiu uma prisão na ilha de Java, na Indonésia, nesta quarta-feira (8), deixou pelo menos 41 pessoas e dezenas de feridos, informou a polícia local. O fogo na penitenciária de Tangerang, nos arredores de Jacarta, ocorreu nas primeiras horas da manhã, quando os internos estavam dormindo. "Morreram 41 presos, oito ficaram gravemente feridos e outros 72 sofreram ferimentos leves", disse o chefe da polícia de Jacarta, Fadil Imran. Vítimas com ferimentos graves foram transferidas para hospitais de…

Chanceler alemã, Angela Merkel planeja negociar com Talibã novas retiradas do Afeganistão

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, comunicou neste domingo (5/9) que o país vai conversar com o Talibã sobre como retirar seus trabalhadores contratados que ficaram no Afeganistão. Merkel alegou que é um bom sinal que o aeroporto de Cabul possa ser utilizado para voos novamente. Ela também defendeu que organizações internacionais de ajuda humanitária sejam autorizadas a trabalhar no país do Oriente Médio. "Precisamos conversar com o Talibã sobre como podemos continuar a retirar pessoas que trabalharam para a…

Papa pede que países ajudem afegãos em busca de refúgio

O Papa Francisco pediu neste domingo (5), durante sua bênção semanal na Praça de São Pedro, que muitos países aceitem refugiados do Afeganistão e afirmou que é essencial que os jovens afegãos recebam educação. As informações são das agências de notícias Reuters e Agence France-Presse "Nestes tempos turbulentos, quando os afegãos procuram refúgio, rezo pelos mais vulneráveis ​​entre eles. Oro para que muitos países os recebam e protejam aqueles que buscam uma nova vida", disse o pontífice. Desde que o Talebã reaveu…

Talibã reprime protesto por direitos das mulheres em Cabul

Combatentes do Talibã interromperam neste sábado (4/9) uma manifestação de dezenas de mulheres em Cabul. Elas estavam protestando por seus direitos depois que o Afeganistão foi tomado pelo grupo. As mulheres afirmam que o Talibã as alvejou com gás lacrimogêneo e spray de pimenta enquanto tentavam caminhar de uma ponte até o palácio presidencial. O Talibã, por sua vez, afirmou que o protesto saiu do controle, de acordo com o serviço de notícias afegão Tolo News. É o mais recente de vários protestos de mulheres em…

Cientistas da USP identificam 7 remédios com potencial de inativar replicação do coronavírus

Cientistas brasileiros identificaram sete medicamentos com potencial de inativar a replicação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia computacional conhecida como reposicionamento de fármacos, que selecionou mais de 11 mil medicamentos e identificou os sete com a maior capacidade de impedir a replicação do coronavírus em células infectadas.…

China proíbe reality shows e ordena banimento de “afeminados e influenciadores vulgares”

A China proibiu alguns reality shows na televisão e ordenou que as emissoras exibam uma imagem mais masculina dos homens, em uma ofensiva do governo para retomar o controle do mundo do entretenimento. Pequim tenta ajustar um setor marcado nos últimos meses por vários escândalos, que culminaram com a detenção em agosto do astro Kris Wu, suspeito de estupro. A atriz Zheng Shuang foi condenada na semana passada a pagar multa de 46 milhões de dólares por sonegação de impostos. Os programas de televisão que permitem aos…

Ocorrência de eventos climáticos extremos se multiplicou por 5 nos últimos 50 anos

Na esteira de alertas que têm desenhado a urgência do combate à crise do clima, relatório publicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta (1º) traduz em números o impacto que mudanças como o aquecimento global têm tido na ocorrência de eventos extremos nos últimos 50 anos. O braço das Nações Unidas para questões do clima contabilizou mais de 11 mil eventos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios de 1970 a 2019. Mas, enquanto nos anos 1970 foram 711 desses…

Biden ignora fiascos e cita China para defender ‘sucesso extraordinário’ no Afeganistão

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta terça (31) para marcar o fim da saída das tropas americanas do Afeganistão, o que foi definido por ele como um "sucesso extraordinário e histórico". Ainda que mais de 120 mil pessoas -entre americanos, aliados e afegãos que colaboraram com as forças ocidentais- tenham sido resgatadas em poucas semanas, a retirada foi marcada por cenas de caos. Entre elas estão as de afegãos caindo de um cargueiro C-17 após se agarrarem à fuselagem na decolagem e a de…