STJD pune Sport com 8 jogos sem torcida por ataque a ônibus do Fortaleza

Por Redação
2 Min

O primeiro clube a ser punido em primeira instância foi o Sport Club de Recife nesta terça-feira (12). Eles devem jogar oito partidas com portões fechados devido ao ataque de torcedores rubro-negros ao ônibus com a delegação do time masculino do Fortaleza, no último dia 22. Seis jogadores atletas do clube foram hospitalizados como resultado desse incidente. A decisão unânime foi tomada após o julgamento de hoje, feito pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além disso, foi determinado que o Sport terá a carga de ingressos a que tem direito como visitante retida até que as oito partidas sem público sejam cumpridas, junto com o pagamento de uma multa de R$ 80 mil, conforme o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Sport ainda tem a possibilidade de recorrer ao Pleno (todos os juízes) do STJD.

O relator do processo, o auditor Diogo Maia, afirmou que é fundamental que o STJD atue de forma preventiva diante de casos como esse. Ele levou em consideração a gravidade da infração, a extensão do fato, os meios empregados no ataque, os motivos da agressão e os antecedentes do clube infrator ao definir a punição.

Além disso, foi considerado o histórico de condenações recebidas pelo Sport, que já foi punido 11 vezes no STJD por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir incidentes como esse.

O ônibus com a delegação do Fortaleza foi apedrejado no dia 22, após a partida contra o Sport na Arena Pernambuco. O jogador Gonzalo Escobar sofreu traumatismo craniano com perda transitória de consciência. O presidente do STJD, José Perdiz, já havia determinado anteriormente que o Sport jogasse com portões fechados e sem a presença de torcida como visitante em competições nacionais, até o julgamento final desta denúncia.

Fonte: Agência Brasil.

Compartilhe Isso
- Advertisement -