banner

Ana Marcela é campeã mundial dos 5km e se torna a maior medalhista da história

3 Min
Foto: Divulgação

A atleta com o maior número de medalhas na história das águas abertas no Mundial de esportes aquáticos. Esse é o feito que Ana Marcela alcançou com a medalha de ouro conquistada na noite desta terça-feira no horário de Brasília, já manhã de quarta-feira em Gwangju, na Coreia do Sul. A baiana completou a prova de 5km em 57min56s . É a décima vez que ela vai ao pódio neste evento, deixando para trás a holandesa Edith Van Dijk, que dividia com a brasileira o posto de maior medalhista da história.

– Estou muito feliz, nunca imaginei isso, eu só queria ganhar, poder dar meu melhor. E é isso que eu faço quando caio na água. Dez medalhas, eu me sinto normal, continuo sendo a mesma Ana Marcela que disputou o primeiro Mundial, lá em 2006, com 14 anos. É um currículo e tanto, é um orgulho, mas nada altera minha cabeça – disse.

A água mais mexida, a temperatura ambiente um pouco mais baixa e o vento mais forte fizeram as características da prova serem um pouco mais favoráveis para Ana Marcela, que prefere esse tipo de clima. Na prova dos 10km, há três dias, a água estava mais calma. A prata ficou com a francesa Aurelie Muller e o bronze teve empate entre Hanna Moore, dos Estados Unidos, e Leonie Beck, da Alemanha. A distância dos 5km não é disputada na Olimpíada, em que a prova do programa é a dos 10km.

Na história do Mundial, a brasileira tinha três ouros (25km em 2011, 2015 e 2017), duas pratas (10km em 2013 e prova por equipes em 2015) e quatro bronzes (5km em 2013 e 2017, 10km em 2015 e 2017). É sempre importante falar que, além das nove medalhas em Mundiais de esportes aquáticos, ela tem um bronze em um Campeonato Mundial só de águas abertas, disputado em 2010, no Canadá. Essa competição, exclusiva das águas abertas, teve seis edições entre 2000 e 2010, mas está extinta.

Com informações do Globo Esporte

Compartilhe Isso