Exame confirma bactéria da peste bubônica em paciente do Rio de Janeiro

Por Redação
2 Min


Uma mulher de 57 anos, que está internada no Hospital Luiz Palmier, no Rio de Janeiro, teve a presença da bactéria Yersinia pestis, que transmite a peste bubônica, confirmada após um exame.

Continua depois da Promoção

Segundo informações do G1, amostras da paciente foram analisadas pela Fiocruz, que identificou presença de bactéria que provoca a peste bubônica
A secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo, afirmou que foi iniciado um tratamento com antibióticos para combater a bactéria, e a paciente foi internada em uma área de isolamento para evitar uma possível disseminação.

Conforme a publicação, apenas a presença da bactéria não pode ser considerada peste bubônica, doença conhecida popularmente como peste negra, mas é necessário conter o desenvolvimento da Yersinia pestis.

A paciente foi internada no final de dezembro, quando apresentou insuficiência cardíaca. Após a coleta de amostras oral, nasal e anal, foi também solicitada uma amostra da pele, pois a mulher tinha uma ferida na perna.

Continua depois da Promoção

Foi por meio desta amostra que se verificou a presença da bactéria. Uma coleta de hemocultura também foi enviada para análise para a Fiocruz , mas o resultado ainda não foi divulgado.

Uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental foi enviada à casa da paciente para investigar se há a presença de pragas e roedores. Nada foi encontrado.

Conforme o G1, o último caso da doença foi registrado no Brasil em 2005. A bactéria que provoca a peste bubônica é transmitida por picadas de piolho e pulga.

No século 14, surtos da enfermidade fizeram com que a peste ficasse marcada como a epidemia mais mortal da história: 25 milhões de pessoas perderam a vida, ou mais de um terço da população da Europa, apenas entre 1347 e 1351, segundo informações da BBC.

TAGGED: ,
Compartilhe Isso
- Advertisement -