Prefeitura de Candeias lança Programa Bolsa Atleta para incentivar esportistas e o surgimento de novos atletas

0
Crédito: Arte de João Kreitlon sobre fotos de Márcio Rodrigues/CPB/MPIX

A Prefeitura de Candeias sancionou na última sexta-feira, 27/05, a Lei Municipal nº 1.347/2022 que institui o Programa Candeias Mais Atleta, na modalidade “Bolsa Atleta”. O programa tem como objetivo incentivar os atletas e paratletas, residentes no município, à prática de esportes olímpicos, paraolímpicos dentre outros, desde que estejam classificados como atletas de alto rendimento e sejam participantes da Seleção Municipal, estadual e/ou nacional desportiva de sua respectiva modalidade, com apoio financeiro, técnicos fornecido pelo município por meio da Secretaria de Esportes e Lazer- Sesla.

O programa vai atender jovens a partir de 14 anos e terá três cotas distintas de beneficio, a primeira para categoria Seleção Brasileira, internacional, Seleção Olímpica e Paraolímpica, com auxilio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Entende-se por atleta desta categoria, todos aqueles que tiverem suas convocações formalizadas através da Confederação Brasileira de sua modalidade esportiva para representar clubes e/ ou Seleção Brasileira e/ ou Brasil em competições internacionais. Já a segunda cota é destinada para categoria Regional, com auxilio no valor de R$ 600.00 (seiscentos reais). E entende-se por atletas dessa categoria, todos aqueles que tiverem suas convocações formalizadas através da federação estadual da sua modalidade para representar o clube e/ou Seleção Baiana representando o Estado da Bahia em competições regionais ou nacionais. A terceira cota é destinada a talento esportivo municipal, ou seja, para atletas que tiveram suas convocações formalizadas através da Seleção Municipal da sua modalidade para representar o Município de Candeias em competições locais, regionais ou nacionais. Para estes o valor disponibilizado será de 300,00 (trezentos reais).

Os repasses serão feitos pelo período de 1 ano. Ao fim deste prazo os atletas e paratletas contemplados com as bolsas serão reavaliados, podendo ser renovadas ou não, conforme seu desempenho.

Segundo o prefeito Pitágoras Ibiapina o esporte sempre foi um dos principais mecanismos de inclusão social, por isso é muito importante o estimular cada vez mais os jovens a esta prática. “O bolsa atleta vai beneficiar nossos jovens que querem se dedicar a prática do esporte e os atletas de alto rendimento que precisam de um incentivo a mais para treinar e levar o nome de Candeias cada vez mais longe com esta iniciativa teremos muito o que comemorar daqui pra frente” destaca.

A participação no programa não se constituirá em vínculo laboral ou empregatício com o município, nem qualquer obrigação de natureza trabalhistas.

Sobre o cartão

O uso do cartão eletrônico do Programa Candeias Mais Atletas será restrito a serviços clínicos de saúde, alimentação, suplementação e matérias esportivos, passagem, hospedagem, e sua utilização para outros fins poderá ser objeto de processo administrativo e exclusão do beneficiário do programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.