Salvador está bem encaminhada para sediar final do Brasileiro de Basquete 3×3

Por Redação
3 Min
Salvador está bem encaminhada para sediar final do Brasileiro de Basquete 3x3
(Crédito: Divulgação/Istock)

Salvador está bem encaminhada para receber a final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3. O torneio, que terá seu início no dia 1º de outubro, em Manaus, terá seis etapas estaduais - Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Itapema (SC) e São Paulo (SP). Contudo, a decisão deve ser trazida para a capital baiana, segundo o presidente da federação estadual, Walter José Fernandes. "Provavelmente será aqui. Ainda não posso bater o martelo, mas é 90% de chances", disse, em entrevista ao Bahia Notícias.

Continua depois da Promoção

A data da final ainda não está decidida, mas a última etapa estadual, que acontecerá em Brasília, será no dia 15 de novembro, segundo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 envolve as categorias sub-18, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino. Neste momento, Salvador concorre com São Paulo e Rio de Janeiro.

Vale lembrar que, em julho, a capital baiana recebeu a primeira etapa do Circuito Baiano da modalidade, no Shopping Bella Vista. Caso se confirme a vinda para a cidade, a final do Brasileiro deve ocorrer no mesmo local.

Desde que o Vitória chegou à semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2018 - e teve seu time encerrado após o fim da parceria com a Universo -, a capital baiana nunca esteve tão voltada para o esporte.

Continua depois da Promoção

Como revelou o Bahia Notícias em agosto, a cidade está sendo cotada para sediar a Copa América da modalidade em 2022 (lembre aqui). O tema segue em discussão e, neste momento, de acordo com Walter, "estamos bem politicamente".

O que pesa contra Salvador é a estrutura. Neste momento, há apenas o ginásio de Cajazeiras para abrigar os jogos, e ele não atende aos padrões da Federação Internacional de Basquete (Fiba). A solução provavelmente será sediar os confrontos na estrutura em que atualmente fica o Centro Pan-Americano de Judô (veja aqui). "A final da Copa América com certeza não será por aqui, mas uma das etapas devemos abrigar", pontuou o presidente da FBB.

O Brasil sediará a competição pela primeira vez desde 1984, entre os dias 3 e 11 de setembro do ano que vem. Quatro cidades receberão as partidas, mas o martelo em relação a elas ainda não foi batido.

Outro torneio que também está próximo de ser anunciado em Salvador é a Liga Nordeste de Basquete, que deve ter seu início entre o final de outubro e o começo de novembro. A Federação Bahiana está pleitando trazer para cá ao menos uma etapa do sub-17.

O campeonato regional serve como classificatório para o nacional da modalidade 5x5. Os dois melhores de cada região participam. 

Compartilhe Isso
- Advertisement -