No último domingo (25), o primeiro Ba-Vi de 2026 teve como vencedor o Bahia, que superou o Vitória por 1 a 0, em um emocionante duelo realizado no Estádio Barradão, válido pela 5ª rodada do Campeonato Baiano. O único gol da partida foi anotado pelo jovem centroavante Dell, de apenas 17 anos, aos 15 minutos do segundo tempo.
Esse triunfo representa o fim de um longo jejum de quase seis anos sem vitórias do Bahia atuando no campo do rival, sendo a última conquista datada de março de 2020. Com essa vitória no clássico de número 505, o Bahia agora soma 15 pontos e se posiciona na liderança da competição. Em contraste, o Vitória manteve-se com 7 pontos, ocupando a terceira colocação na tabela.
A partida foi marcada por um equilíbrio notável, com oportunidades de ambos os lados e até bolas que foram parar na trave. Entretanto, a equipe do Esquadrão demonstrou maior eficiência ao aproveitar um contra-ataque que resultou no gol decisivo. Vale destacar também que o atacante Marinho foi visto nas arquibancadas, acompanhado por torcedores do Vitória.
Com o clássico decidido, as atenções se voltam agora para a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro. O Vitória recebe o Remo na quarta-feira (28), às 19h, novamente no Barradão. Por sua vez, o Bahia enfrenta o Corinthians no mesmo dia, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. A expectativa é alta para ambos os times, que buscam um bom início na principal competição do país.

