Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Prefeitura de Candeias dá início aos Jogos Estudantis Municipais

Foto: ASCOM

A Primeira edição dos Jogos Estudantis 2019, que tem a participação de escolas públicas e privadas do município, foi aberta na manhã desta sexta-feira, 9, com uma corrida de revezamento que saiu da Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes com destino ao Ginásio de Esporte Professor José Cardoso, às margens da BA 522, onde foi acesa a Pira Olímpica, símbolo dos Jogos Estudantis. O jogo começa nesta quinta-feira, 15, e a primeira modalidade esportiva disputada será o voleibol.

De acordo com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), os jogos estudantis têm como objetivo sensibilizar os alunos através da prática esportiva, estabelecendo relações pessoais, desenvolvendo assim o respeito mútuo, percepção socioemocional equilibrada e solidariedade, procurando minimizar problemas relacionados com diversidade social e saúde psico-corporal do cidadão.

São 22 escolas entre municipais, estaduais e particulares na disputa: 14 de Agosto (Caroba), Albertina Dias Coelho (Passé), Alfredo Serra, Argentina Castelo Branco (Colônia), Conselheiro Luiz Viana (Menino Jesus), Egberto de Carvalho Ferreira, Ivonice Costa Sotero (Passagem dos Teixeiras), Julieta Viana, Nova Candeias, Papa Paulo VI, Tércia Borges, Yeda Barradas Carneiro; as estaduais são: Cidade de Candeias, Colégio da Polícia Militar, Professor Dásio, Luís Viana, Nossa Senhora das Candeias, Ouro Negro, Polivalente e as particulares Colibri, Santa Rita e São Lázaro.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Gilson (Bobó), os jogos vão servir para estimular até os jovens que estão fora da escola e mais ainda quem esta freqüentando. “ Este evento vai ficar marcado na cabeça dos jovens e de seus pais, com gostinho de quero mais. Além do Ginásio José Cardoso, os jogos também vão ser realizados no Ginásio da Caroba e no Campo da Torre (Malembá)”, disse.

O secretário de Educação, Cassio Vinicius, explicou que os Jogos Estudantis podem unir sim alunos de escolas municipais, estaduais e particular. “Este evento está sendo possível graças ao empenho da Prefeitura e das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, e a vontade conjunta de fazer acontecer”, comentou.

De acordo com o professor de Educação Física, da Escola Colibrí, Éder Vila Real, os Jogos Estudantis são importantes para os alunos. “Da forma que está sendo feito vai fazer um elo entre a educação e o esporte, estimulando os alunos. Isso faz toda a diferença”, explicou.

A aluna da Escola Cidade de Candeias, Evellyn Oliveira, que vai disputar os Jogos Estudantis na modalidade cheerleaders, disse que essas ações incentivam a união e participação dos estudantes no ambiente escolar.

O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores e do prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, que acompanhou os alunos na corrida de revezamento até o Ginásio de Esporte. “Este campeonato é motivo de orgulho para a Prefeitura e todos que se empenharam na organização. Que estes jogos aconteçam com muita paz e motive os alunos”, comemorou.

Os alunos do Centro de Educação Especial também participaram do evento, com alguns deles adentrando o Ginásio com as bandeias do Brasil, Bahia e Candeias. A Filarmônica Lira Candeense e a Banda Marcial 14 de Agosto ajudaram a abrilhantar ainda mais a Cerimônia de Abertura. A Pira Olímpica, instalada no Ginásio de Esporte, foi acesa pela atleta, faixa preta em Karatê, representante do Centro Educacional São Lazaro – Cesla, Hillary Winne. Em seguida, o prefeito declarou abertos os Jogos Estudantis.

Os jogos vão contemplar os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio que serão divididos nas faixas etárias, infanto-juvenil, de 11 a 13 anos, e juvenil, de 14 a 17 anos. As modalidades esportivas serão realizadas por semana, sendo a primeira voltada para voleibol, seguido do handebol e atletismo, baleado, basquetebol, futebol de campo, artes marciais e cheerleaders e na última semana, futsal.

  1. Paulo Souza
    Paulo Souza Diz

    Bela iniciativa para juventude escolar.

  2. Valtemberg Tavares de Sena
    Valtemberg Tavares de Sena Diz

    Ate que em fim! Candeias entrando no Futuro, Esporte é Vida, tira os jovens da ociosidade; ensina companheirismo e reduz os indices de violência…

  3. Valtemberg Tavares de Sena
    Valtemberg Tavares de Sena Diz

    Mais Esporte menos Policia!

  4. Ana Quadros
    Ana Quadros Diz

    As crianças precisam de incentivos e caminhos certos p um futuro melhor no caminho do bem e de pontos positivos p sua vida.Parabens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.