O Bahia anunciou, na tarde desta segunda-feira (22), a efetivação da contratação do goleiro Ronaldo, que estava emprestado ao clube baiano pelo Atlético-GO até o final da temporada. Com essa movimentação, o jogador assinou um contrato de longa duração com o Tricolor, que se estenderá até 2029.
Para assegurar a permanência do atleta, o clube adquiriu 80% dos direitos econômicos de Ronaldo por um montante de R$ 5 milhões, conforme estabelecido no acordo de empréstimo inicial entre as duas instituições.
O goleiro se juntou ao Bahia em fevereiro, em um período marcado por instabilidades no setor de defesa. No final de 2023, Danilo Fernandes chegou a assumir a posição titular, em virtude da insegurança demonstrada por Marcos Felipe e Adriel. Apesar de seus esforços, o início de Ronaldo no Tricolor foi conturbado e afetado por uma lesão.
Com a saída de Marcos Felipe, o Bahia optou pela contratação de João Paulo, ex-atleta do Santos. No entanto, foi Ronaldo quem se destacou e conseguiu consolidar sua posição como titular após uma série de grandes atuações. Ao longo de sua passagem pelo Bahia, ele disputou um total de 40 partidas com a camisa do clube.

