CBF impulsiona implementação do impedimento semiautomático na Série A

Por Redação
3 Min

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a fase operacional para a implementação do sistema de impedimento semiautomático no futebol brasileiro, uma tecnologia que promete aumentar a precisão nas decisões de arbitragem. O novo sistema está previsto para começar a funcionar no início da temporada de 2026 da Série A do Campeonato Brasileiro.

A empresa Genius Sports, encarregada da instalação do sistema, já começou as vistorias técnicas nos estádios da elite do futebol nacional. Até esta terça-feira (16), nove arenas foram visitadas pela equipe responsável pela primeira etapa dos trabalhos, que consiste em avaliações técnicas sobre a estrutura e os pontos de instalação dos equipamentos. Entre os estádios já inspecionados estão o Nilton Santos, Maracanã, São Januário, Morumbi, Arena Barueri, Neo Química Arena e Vila Belmiro.

Em dezembro, mais sete arenas terão a mesma avaliação: Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Couto Pereira, Barradão e Arena Fonte Nova. A inclusão do Barradão e da Arena Fonte Nova representa o início da preparação dos estádios que abrigam os jogos do Vitória e do Bahia para a adoção da nova tecnologia.

O vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol e presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, enfatizou que as visitas marcam a transição do planejamento para a execução. “Esse alinhamento é essencial para garantir que a implementação ocorra de maneira responsável, segura e dentro dos padrões técnicos exigidos”, declarou.

O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a tecnologia contribuirá para a maior justiça e precisão nas decisões. Por sua vez, Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, ressaltou que a Genius Sports é uma das principais empresas do mundo no setor, atendendo competições de alto nível como a Premier League.

No mês de janeiro de 2026, a Genius Sports prosseguirá com as vistorias em outros estádios brasileiros, como Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá. Dessa forma, a entidade avançará para a fase de testes que precederá a estreia oficial do sistema de impedimento semiautomático na Série A.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso