O atacante francês Ousmane Dembélé foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best de 2025, entregue nesta terça-feira em Doha, no Catar. Atuando pelo Paris Saint-Germain, que enfrentará o Flamengo nesta quarta-feira na final da Copa Intercontinental, Dembélé superou outros dois grandes atletas: Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, que completaram o top-3 da honrosa premiação.
Durante seu discurso de agradecimento, o jogador expressou sua gratidão aos companheiros de equipe, à sua família e ao clube parisiense. “Vivi um ano espetacular, tanto individualmente quanto coletivamente. Quero agradecer ao PSG por todas as experiências nessa temporada e espero retornar no próximo ano para receber este prêmio novamente”, afirmou Dembélé.
Aos 28 anos, Dembélé atinge um momento áureo em sua carreira, tendo conquistado a Liga dos Campeões, o Campeonato Francês e a Copa da França com o PSG. Na temporada de 2024/25, ele somou impressionantes 35 gols e 14 assistências em 53 partidas. A final da Copa Intercontinental entre Flamengo e Paris Saint-Germain ocorrerá nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília).
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa reconhece o melhor jogador do mundo desde 1991 e a melhor jogadora desde 2001. O formato atual do prêmio Fifa The Best foi estabelecido em 2016. Além de premiar o melhor jogador e a melhor jogadora, a cerimônia inclui categorias como melhor goleiro, melhor treinador, prêmio Fair Play, torcedor do ano, bem como o Prêmio Puskás, dedicado ao masculino, e o Prêmio Marta, voltado ao feminino.
Um comitê técnico da Fifa seleciona dez finalistas, e a votação é conduzida por jornalistas, capitães e treinadores de seleções nacionais, além do público que vota online. Cada grupo tem um peso igual de 25% na decisão. Desde 2016, o período de avaliação considera a temporada europeia, e em 2025, as atuações foram analisadas entre agosto de 2024 e agosto do ano presente.
O prêmio Fifa The Best foi unificado à Bola de Ouro, da revista France Football, entre 2010 e 2015; atualmente, as duas premiações são independentes. Assim como no Fifa The Best, a Bola de Ouro de 2025 também foi conquistada por Ousmane Dembélé.

