O Vitória concluiu a 36ª rodada do Brasileirão em uma situação bastante mais confortável. A vitória diante do Mirassol, que tirou a equipe da zona de rebaixamento e a posicionou no 15º lugar, reduziu drasticamente as chances de queda: de 43,5% para 25,5%, conforme as projeções fornecidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O cenário favorável ao Rubro-Negro não é atribuído apenas ao triunfo em casa. A derrota expressiva do Internacional para o Vasco, que terminou em 5 a 1 no Rio de Janeiro, também afetou o equilíbrio da disputa contra o rebaixamento.
A permanência do Leão na Série A pode ser garantida antes mesmo da rodada final. Para que isso aconteça, o Vitória precisa conquistar os três pontos contra o Bragantino, em Bragança Paulista, em um jogo atrasado da 34ª rodada, programado para a próxima quarta-feira (3).
Com esses três pontos na bagagem, o clube baiano ficará na expectativa de um deslize por parte do Fortaleza, Santos ou Internacional para assegurar matematicamente sua fuga do rebaixamento.
O Santos enfrentará, em um duelo considerado vital, o já rebaixado Juventude. Enquanto isso, o Internacional se verá frente a frente com o São Paulo no Morumbi, logo após o Tricolor sofrer uma pesada derrota de 6 a 0 contra o Fluminense. Por sua vez, o Fortaleza atuará em casa em dois compromissos: o primeiro contra o Atlético-MG neste domingo (30) e, em seguida, atenderá o Corinthians na 37ª rodada.
Cenários
Na hipótese de a vitória rubro-negra sobre o Bragantino se concretizar, a permanência antecipada na Série A será confirmada se qualquer um dos seguintes cenários ocorrer:
- O Fortaleza não vencer nenhum de seus dois jogos em casa e o Santos perder para o Juventude.
- O Fortaleza não vencer nenhum de seus dois jogos em casa e o Internacional perder para o São Paulo.
- O Fortaleza não vencer nenhum de seus dois jogos em casa, e tanto o Santos quanto o Internacional sofrerem derrotas.

