banner

Brasil é eliminado no Mundial sub-20 após nova derrota na fase inicial

4 Min

Redação

A seleção brasileira masculina sub-20 viu seu sonho de conquistar o Campeonato Mundial da categoria, realizado no Chile, terminar de forma precoce. No último sábado (4), a equipe dirigida por Ramon Menezes foi derrotada pela Espanha por 1 a 0, em jogo disputado no Estádio Nacional de Santiago. O Brasil concluiu a fase de grupos com apenas um ponto, evidenciando uma campanha frustrante com um empate e duas derrotas, que o deixou na última colocação do Grupo C.

Os espanhóis, com um desempenho mais sólido, terminaram o grupo com quatro pontos e aguardam a definição da primeira fase para verificar a possibilidade de avançar como um dos quatro melhores terceiros colocados. No outro confronto do Grupo C, o México derrotou Marrocos por 1 a 0, garantindo assim a segunda posição com cinco pontos, enquanto os africanos, que somaram seis, se classificaram na liderança da chave.

O gol que selou a eliminação do Brasil ocorreu aos dois minutos do segundo tempo, quando o atacante Iker Bravo, que atua pela Udinese da Itália, encontrou as redes. Apesar das oportunidades criadas, a equipe brasileira não conseguiu marcar. A melhor chance surgiu logo aos sete minutos do primeiro tempo, quando o atacante Wesley, ex-jogador do Corinthians e atualmente no Al Nassr, fez um cruzamento pela esquerda que foi frustrado pelo travessão após um cabeceio do meia João Cruz, do Athletico-PR. No segundo tempo, as principais oportunidades de gol foram desperdiçadas pelo meia Rhuan Gabriel, do Cruzeiro, e pelo atacante Luighi, do Palmeiras.

Esse evento marca a primeira vez que o Brasil, pentacampeão do torneio, é eliminado na fase de grupos de um Mundial sub-20, refletindo a pior campanha da história do país na competição, que existe desde 1977. A eliminação anterior mais precoce ocorreu nas oitavas de final da edição de 2007, no Canadá, onde também houve uma derrota para a Espanha. Naquela seleção, jogadores como o goleiro Cássio, o lateral Marcelo, o zagueiro David Luiz, o meia Renato Augusto e o atacante Alexandre Pato marcaram seu passo no futebol.

Entre os jovens talentos da atual geração sub-20, destaca-se o zagueiro Vitor Reis, que se tornou o defensor brasileiro mais caro da história ao ser negociado com o Manchester City por 37 milhões de euros (aproximadamente R$ 232 milhões). O Palmeiras também revelou os atacantes Estevão e Endrick, que já têm presença na seleção principal.

Devido à natureza do Mundial, que não se realiza nas datas estipuladas pela FIFA para jogos de seleções, os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores, fator que costuma desfalcar as seleções. Um exemplo disso é o atacante Rayan, considerado uma grande promessa, que não foi liberado pelo Vasco para participar da competição.

Entre os convocados por Ramon, poucos jogadores atuam como titulares em seus clubes. Os atacantes Pedrinho, que participou de 14 jogos pelo Zenit, e Deivid Washington, com 20 partidas pelo Santos emprestado pelo Chelsea, são exceções, tendo, no entanto, sido utilizados como reservas nesta competição.

A classificação para o Mundial havia sido conquistada por meio do título no Sul-Americano sub-20 em fevereiro, porém a campanha foi marcada por uma severa derrota de 6 a 0 para a Argentina na fase inicial. No ano anterior, a seleção sub-23 também havia sido eliminada no Pré-Olímpico, ficando fora dos Jogos de Paris, e na Copa do Mundo anterior, sucumbiu nas quartas de final para Israel. Com informações da Agência Brasil.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso