Salvador inaugura pista de bicicross em Pituaçu e se destaca no Nordeste

5 Min

A Prefeitura de Salvador inaugurou, neste domingo (27), a nova pista de bicicross, que passou por uma requalificação completa, resultando em um investimento de R$ 3,5 milhões na orla de Pituaçu. Com esse novo equipamento esportivo, a cidade se consolida como o principal hub nordestino da modalidade, que é olímpica e destaca atletas baianos, como Paola Reis e Jaldo Caribé, campeões pan-americanos recentemente.

A entrega da nova pista, localizada em um trecho da orla revitalizado pela Prefeitura, contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, além de atletas, representantes da Confederação Brasileira de Ciclismo e outras autoridades municipais.

A cerimônia de inauguração se deu em meio à realização da Copa Nordeste de BMX 2025, uma grandiosa competição que reúne cerca de 200 atletas de toda a região. A nova pista está equipada para sediar eventos nacionais e internacionais, além de servir como um espaço de treinamento para os esportistas da modalidade.

“Com um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, a Prefeitura entrega uma pista de excelência para que os amantes da bicicross possam desfrutar. Esperamos descobrir mais talentos e campeões que representarão a Bahia em competições pelo Brasil e pelo mundo. Se já éramos uma referência, agora, com essa nova pista, iremos produzir ainda mais campeões”, declarou Bruno Reis.

Antes da inauguração da pista, o prefeito participou de outro evento significativo na capital baiana: a primeira edição da metade da maratona Salvador 21k, que agora integra o calendário esportivo da cidade. Para Bruno Reis, essas iniciativas promovidas pela Prefeitura são fundamentais para impulsionar o turismo e incentivar a prática esportiva.

“É incrível que, em um único final de semana, tenhamos dois grandes eventos nesta orla. A Salvador 21k atrai milhares de visitantes e turistas, assim como a Copa Nordeste, que também impacta positivamente nossa hotelaria e comércio local”, enfatizou o prefeito.

O secretário Junior Magalhães ressaltou que a pista ocupa uma área de aproximadamente 6.500 metros quadrados e possui 345 metros de extensão. “Além da pista, o espaço conta com urbanização em grama e iluminação pública adequada para a prática noturna do esporte, permitindo a realização de competições na cidade. Investir cada vez mais no esporte é uma prioridade desta gestão”, frisou.

A requalificação da pista de bicicross foi coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Referência

O atleta baiano Jaldo Caribé, presente na inauguração, exaltou a estrutura da nova pista de bicicross. Tricampeão pan-americano e brasileiro, além de campeão mundial em 2022, ele enfatizou a importância do espaço no cenário esportivo de Salvador e da Bahia, destacando a relevância histórica do esporte na cidade desde as décadas de 1980 e 1990.

“Esta nova pista é essencial para o Projeto Pedal, que engaja crianças e jovens, formando novas gerações para o esporte baiano, nordestino e brasileiro. Com melhores condições de treinamento, certamente teremos mais motivos para comemorar resultados expressivos”, afirmou.

Leandro Gonçalves, coordenador do Projeto Pedal BMX e treinador da categoria, afirmou que a nova pista revolucionará o cenário do bicicross no Nordeste. “Embora tenhamos campeões mundiais e atletas que competem internacionalmente, carecíamos de uma instalação que atendesse às necessidades de nossos atletas, desde iniciantes até profissionais. Com essa pista, estamos criando oportunidades”, declarou.

Por sua vez, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, Orlando Smith, também elogiou a nova instalação. Ele garantiu que a pista será palco de grandes eventos, nacionais e internacionais, e agradeceu à Prefeitura pela entrega desse importante equipamento. “Não se trata apenas da entrega desse espaço, mas da manutenção e do apoio contínuo aos esportes que iremos sediar aqui, promovendo não só campeões no esporte, mas na vida”, concluiu.

Compartilhe Isso