Após duas frustrações seguidas nas finais da Champions League das Américas de Basquete (BCLA), o Flamengo finalmente pôde celebrar o título tão almejado ao vencer o Boca Juniors, da Argentina, com um resultado convincente de 83 a 57, na decisão realizada neste sábado (19), no tradicional Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na disputa pelo terceiro lugar, o Franca triunfou sobre o Instituto de Córdoba, também argentino, encerrando o jogo em 74 a 59.
No embate final, o Flamengo mandou no jogo desde os primeiros minutos, e ao término do segundo quarto, já estabeleceu uma vantagem de 20 pontos, marcando 49 a 29. Apesar de uma leve reação do time argentino ao retornar para o segundo tempo, os rubro-negros souberam controlar a partida e contaram com uma exibição fundamental de Gui Deodato, que contribuiu com 16 pontos para a conquista do troféu. O armador Alexey foi agraciado com o prêmio de jogador mais valioso (MVP) do torneio.
Após uma troca de treinador durante a temporada, que trouxe o argentino Sergio Hernández no lugar de Gustavo de Conti, o Flamengo alcançou seu segundo título na BCLA, igualando-se ao Quimsa, da Argentina, como os maiores vencedores na história recente da competição. As edições anteriores foram conquistadas por Franca e São Paulo, que levaram os outros dois troféus disputados em seis anos de competições.
NBB tem mata-mata definido
No mesmo dia, a fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) foi finalizada. As últimas partidas mostraram o Botafogo vencendo o Bauru fora de casa, por 85 a 84, enquanto o São Paulo derrotou o Brasília em seu ginásio, com placar de 88 a 79.
Com isso, os oito duelos das oitavas de final já estão definidos, seguindo o formato melhor de cinco jogos:
Minas (1º colocado) x Mogi (16º)
Flamengo (2º) x Caxias (15º)
Franca (3º) x Pato Basquete (14º)
Brasília (4º) x São Paulo (13º)
Bauru (5º) x Paulistano (12º)
Pinheiros (6º) x Unifacisa (11º)
União Corinthians (7º) x Corinthians (10º)
Vasco da Gama (8º) x São José (9º)
Os playoffs terão início na terça-feira (22), com as primeiras partidas entre Pinheiros e Unifacisa e também entre Bauru e Paulistano. Com informações da Agência Brasil.