banner

Aos 100 anos, morre João Havelange, ex-presidente da Fifa

2 Min

Joao-Havelange-Brazil

Morreu na manhã desta terça-feira (16), aos 100 anos, o ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ex-atleta olímpico, João Havelange. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde julho, para tratamento de uma pneumonia. Havelange completou 100 anos de idade no último dia 8 de maio.

Considerado um dos dirigentes mais importantes da história do esporte mundial, o brasileiro com raízes belgas foi afastado do esporte em abril de 2013, quando renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa. Dois anos antes, ele já havia deixado de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

João Havelange chegou a ser atleta de diferentes modalidades. Mas destacou-se mesmo como dirigente esportivo: primeiro na Confederação Brasileira de Desportos (CBD), depois no Comitê Olímpico Internacional (COI) e por último na Fifa. Ele foi eleito para Fifa em 1974, entrando no lugar do inglês Sir Stanley Rous. Havelange ficou no cargo até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter, que só saiu após a série de denúncias de corrupção na entidade que causou a prisão de dirigentes – inclusive o brasileiro José Maria Marin.

Na era Havelange, a Fifa organizou seis Copas do Mundo. A seleção brasileira ganhou uma delas, em 1994, nos Estados Unidos.

Compartilhe Isso