Luz solar atenua problemas de sono por uso de celular à noite

Por Redação
2 Min

O uso de smartphones e computadores durante várias horas está associado à má qualidade de sono da atualidade

© DR
© DR

Diz a ciência que usar o celular, o tablet ou o computador momentos antes de dormir prejudica a qualidade do sono. É um fato. Mas a ciência diz também que essa consequência pode ser amenizada com alguma exposição solar.

Continua depois da Promoção

A conclusão é de um estudo sueco realizado na Universidade de Uppsala e que indica que a luz natural ajuda a combater a consequência nociva da luz artificial emitida pelas telas destes dispositivos.

Para o estudo, conta a Reuters, a equipe liderada por Frida Rangtell analisou 14 participantes e concluiu que receber 6,5 horas de luz solar (seja em atividades ao ar livre ou através das janelas do escritório) é o suficiente para que o hábito de ler um livro no tablet ou no e-reader antes de dormir não seja sinônimo de uma noite de má qualidade. O estudo conclui que se pode passar duas horas a ler que nada acontece.

Publicado na revista Sleep Medicine, o estudo indica ainda que a luz solar ajuda a manter os níveis de melatonina equilibrados mesmo quando estes podem vir a ser afetados pela luz das telas.

Continua depois da Promoção

Uma vez que este estudo sueco tem um número de participantes reduzido e que a intensidade da luz solar pode levar a resultados diferentes noutras situações, os investigadores defendem a necessidade de mais análises e testes para conseguirem obter resultados mais concretos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -