O presidente do Vitória Fábio Mota voltou a informar o torcedor sobre a possível implantação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Leão. Durante a inauguração da duplicação da Via Barradão, o gestor afirmou que o processo já está em andamento.
“Nós estamos desenvolvendo o modelo de SAF, que é uma prerrogativa do Conselho Diretor. Esse modelo de SAF será encaminhado para o Conselho Deliberativo e, posteriormente, para uma Assembleia Geral Extraordinária. Nossa intenção é ter esse modelo finalizado até dezembro. Estamos em contato com especialistas em SAF no Brasil, recentemente conversamos com André Sica, responsável por grande parte das SAFs no país. Já tivemos duas ou três reuniões com ele em São Paulo para estruturar o modelo de SAF do Vitória, tanto do ponto de vista jurídico quanto econômico. Portanto, estou anunciando em primeira mão que o modelo de SAF do Vitória já está em andamento”, afirmou Mota.
Os próximos passos incluem a análise das propostas recebidas pelo Rubro-Negro. “Estamos trabalhando nisso. Quando for o momento apropriado, convocaremos a Assembleia Geral Extraordinária para discutir essa SAF. A SAF veio para ficar e as equipes que não adotarem esse modelo enfrentarão dificuldades. O importante é fazer tudo de forma correta”, concluiu.
Mota mencionou casos como os do Vasco da Gama e Cruzeiro, que considera ruins. O presidente pretende adotar um modelo semelhante ao alemão, onde os clubes detêm a maioria das ações. Além disso, Mota revelou que tem recebido propostas de compra do futebol do Vitória desde 2022, quando o clube ainda estava na Série C.