O Brasil teve um dia de destaque no atletismo da Paralimpíada de Paris, com vitórias impressionantes e conquistas inéditas. O primeiro dia de competições no Stade de France ficou marcado por medalhas de ouro e recordes para os atletas brasileiros.
Pela manhã, Júlio César Agripino garantiu a primeira medalha de ouro para o Brasil nos 5.000 metros. Na parte da tarde, foi a vez de Petrúcio Ferreira brilhar mais uma vez, conquistando o tricampeonato nos 100m da classe T47. O paraibano, nascido em São José do Brejo da Cruz, mostrou sua velocidade ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 10s68, deixando seus adversários para trás.
Além disso, Ricardo Mendonça também alcançou a medalha de ouro nos 100m da classe T37. O atleta natural de Natividade (RJ) fez uma prova de recuperação impressionante, vencendo com o tempo de 11s07.
Destaque também para Thalita Simplício, atual campeã mundial nos 400m. Ela garantiu sua vaga na final da mesma distância na classe T11, vencendo com sobra a bateria classificatória.
Com essas vitórias, o Brasil se consolida como uma potência no atletismo paralímpico, somando agora 174 medalhas na história dos Jogos. A modalidade é a que mais contribui para o quadro de medalhas do país, com um total de 51 ouros, 70 pratas e 53 bronzes.
Em outra modalidade, o taekwondo feminino fez história com Ana Carolina Moura conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil na categoria até 65kg na classe K44. A brasileira, que é atual campeã mundial, superou a francesa Djelika Diallo na final, consolidando o domínio brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Com as conquistas desta sexta-feira, o Brasil encerrou o segundo dia de competições em terceiro lugar no quadro de medalhas, somando um total de 13 medalhas, sendo cinco de ouro. O país segue em destaque nas Paralimpíadas, mostrando todo o talento e determinação de seus atletas.