O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou, neste sábado (10), que Duda e Ana Patrícia serão as porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Encerramento, que acontecerá, neste domingo (11), no Stade de France.
Normalmente, um homem e uma mulher são escolhidos para representar o país tanto na Cerimônia de Abertura quanto de Encerramento. Com isso, um pedido do COB foi acatado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para que as jogadoras de vôlei de praia fossem liberadas para portar o símbolo nacional.
Duda e Ana Patrícia confirmaram o favoritismo como primeira dupla do ranking mundial ao vencer o ouro no vôlei de praia dois dias atrás. Elas subiram no lugar mais alto do pódio de forma invicta, com sete vitórias e apenas dois sets perdidos.
Na primeira participação como dupla nos Jogos Olímpicos, em Paris-2024, as brasileiras entraram para o seleto grupo de campeãs da modalidade, além de terem quebrado um tabu de 28 anos. As últimas e únicas medalhistas de ouro entre as mulheres eram Jaqueline Silva e Sandra Pires, em Atlanta-1996, na estreia da modalidade no programa olímpico.
Com esta conquista, o Brasil voltou ao pódio olímpico no vôlei de praia após não ter obtido medalhas em Tóquio-2020. A modalidade acumula 14 medalhas, sendo quatro ouros, sete pratas e três bronzes.