A mesa-tenista Bruna Alexandre fez história nesta segunda-feira (5), tornando-se a primeira brasileira a disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ao lado de Giulia Takahashi, a catarinense de 29 anos de idade competiu no torneio por equipes de tênis de mesa na Arena Paris Sud 4, onde também participou na chave de simples.
Nas duplas, Bruna e Giulia foram derrotadas por uma equipe da Coreia do Sul por 3 sets a 0 (6/11, 5/11, 8/11). No individual, a catarinense foi vencida por 3 sets a 0 (8/11, 5/11, 6/11) pela sul-coreana Eunhye Lee.
“Foi uma noite muito especial. isso ficará gravado na minha memória para sempre, realmente inesquecível. Olhem esta atmosfera, irei gravar um vídeo e vou assistir sempre. Quero agradecer a todos os franceses pela torcida para mim aqui”, declarou Bruna.
Com este feito nesta segunda-feira, Bruna iguala-se a outras duas atletas: a polonesa Natalia Partyka, que participou dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim (2008), e a australiana Melissa Tapper, que esteve nos Jogos do Rio (2016), de Tóquio (2020) e de Paris (2024).
“Acredito que é de suma importância não apenas focar no esporte, mas também na inclusão, tanto em meu país como no mundo, demonstrando que tudo é possível, independentemente se você possui apenas um braço ou apenas uma perna”, declarou a catarinense, que conta com quatro medalhas paralímpicas em seu currículo: dois bronzes nos Jogos do Rio e uma prata e um bronze em Tóquio.
“Agora tenho o sonho de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos. Existe uma grande diferença técnica entre o Olímpico e o Paralímpico, e estar aqui irá me ajudar consideravelmente para o Paralímpico. Aprendi bastante aqui e irei utilizar isso”, concluiu.