banner

Morre Muhammad Ali

3 Min

Um dos maiores atletas de todos os tempos, Muhammad Ali, morreu na madrugada deste sábado (4), nos Estados Unidos. Multicampeão mundial de boxe e uma lenda do esporte, ele deixa de legado um histórico impressionante de vitórias nos ringues. Tinha 74 anos de idade e estava internado em estado muito grave em um hospital de Phoenix (Arizona), onde deu entrada com problemas respiratórios.

Ali 04A morte foi confirmada oficialmente por meio de um comunicado divulgado pela família do ex-boxeador. Horas mais cedo, o porta-voz da família de Ali, Bob Gunnel, já havia informado que o mítico ex-pugilista sentiu dificuldades ao respirar e os médicos já lhe estavam tratando no centro médico de Phoenix, no qual foi internado.

Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais em sua vitoriosa carreira e as derrotas podem ser contadas nos dedos de uma mão. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, ele tornou-se uma lenda no mundo do boxe. Não só pelo seu talento em cima do ringue, mas também por uma postura política que não era comum em atletas de grande expressão.

Ele tinha recém-completado 22 anos e já era campeão do mundo. A fase amadora da carreira no boxe serviu para lhe dar experiência para os combates que estariam por vir. Logo depois, Cassius Clay resolveu mudar de nome e passou a se chamar Muhammad Ali, escolhido pelo líder nacional do Islamismo, religião que ele adotou. Na ocasião o boxeador falou que não queria usar o sobrenome de escravo que ele não havia escolhido. Aliás, o cartel dele quando era amador não é preciso, mas estima-se que tenha tido mais de 100 vitórias no mínimo e menos de dez derrotas.

Muhammad Ali (que se recusou a ir à guerra do Vietnã porque nunca foi ofendido pelos vietnamitas) foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, nos meio pesados. Também foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). No boxe profissional, conquistou os primeiros títulos nos pesos pesados em 1964, aos 22 anos. Ele terminou a carreira com 56 vitórias, 37 delas por nocaute, após 61 lutas.

Compartilhe Isso