SAO JOAO
SAO JOAO

Morre aos 59 anos Pampa, campeão olímpico de vôlei em Barcelona-1992

Por Redação
3 Min

Faleceu nesta sexta-feira (7) aos 59 anos, André Felippe Falbo Ferreira, ex-jogador de vôlei conhecido como Pampa, campeão olímpico nos Jogos de Barcelona-1992. Ele estava em tratamento contra um linfoma, um tipo de câncer do sistema linfático.

Pampa estava hospitalizado em São Paulo desde meados de abril. Ele foi transferido para a capital paulista após passar 35 dias internado em outra instituição no Rio de Janeiro, devido às complicações durante a quimioterapia.

“Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) informou o falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira”, lamentou a CBV, ao destacar os feitos esportivos do atleta.

O ex-jogador fez parte da seleção brasileira de vôlei que conquistou o primeiro título olímpico da história do voleibol nacional. Além disso, ele foi membro da equipe que venceu a Liga Mundial (atual Liga das Nações) em 1993 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 em Havana, Cuba.

Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. Ele será sempre uma referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV expressa solidariedade à família e amigos deste grande jogador, que deixou seu nome marcado na história do esporte mundial para sempre”, declarou o presidente da CBV, Radamés Lattari.

Ao longo de nove anos, Pampa defendeu a seleção brasileira. Ele participou também das Olimpíadas de Seul-1988, onde a equipe ficou em quarto lugar, sendo eleito o melhor atacante brasileiro da competição. Além disso, disputou cinco edições da Liga Mundial, dois Pan-Americanos, quatro Sul-Americanos, dois Mundiais e duas Copas do Mundo.

Entre os clubes, ele representou os principais times do Brasil nas décadas de 80 e 90, começando pelo Santa Cruz, de Pernambuco, seu estado de origem. A maior parte de sua carreira foi em São Paulo, onde vestiu as camisas do C.A. Pirelli (Santo André), Palmeiras, Suzano e São Paulo. Pampa também jogou vôlei na Itália e no Japão.

Fora das quadras, Pampa atuou em cargos públicos ligados ao esporte. De 2000 a 2002, ele trabalhou no Ministério do Esporte. Também foi secretário de Esportes de Suzano-SP de 2007 a 2010 e ocupou o mesmo cargo em Campos-RJ de 2013 a 2015. Posteriormente, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes de Pernambuco. Entre 2017 e 2019, ele integrou a gestão do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Compartilhe Isso
- Advertisement -