O Brasil encerrou sua participação no World Series de Berlim (Alemanha) de natação paralímpica com uma impressionante conquista de 20 medalhas (sete ouros, seis pratas e sete bronzes) entre adultos e juniores, além de ter batido dois recordes mundiais.
Um dos recordes foi batido por Gabriel Araújo na prova dos 50 metros da classe S2 (limitação físico-motora) no último domingo (2). O mineiro completou as eliminatórias em 52s37 para estabelecer a melhor marca do planeta. Depois, na final, ele nadou em 54s08 para conquistar a medalha de ouro em Berlim.
A outra quebra de recorde foi realizada pela pernambucana Carol Santiago, no sábado (1º) na prova dos 50 metros livre da classe S12 (baixa visão) com o tempo de 26s61.
Além do recorde e do ouro de Gabrielzinho, o domingo também foi marcado por mais cinco pódios para o Brasil. A fluminense Mariana Gesteira conquistou a medalha de ouro nos 100 metros costas na classe S9 (limitação físico-motora), enquanto o catarinense Talisson Glock foi o vencedor dos 200 metros medley da classe S6 (limitação físico-motora).
O mineiro Arthur Xavier obteve a medalha de prata júnior nos 100 metros costas da classe S14 (deficiência intelectual). Outra segunda colocação foi alcançada por Carol Santiago nos 50 metros borboleta S12. A última conquista brasileira no domingo veio com o brasiliense Wendel Belarmino, um bronze nos 50 metros borboleta da classe S11 (deficiência visual).
Com informações da Agência Brasil.