banner

Clube Salvador reunirá 300 corredores na Maratona do Rio.

4 Min

Considerada a maior corrida de rua da América Latina, a Maratona do Rio chega à sua 22ª edição entre os dias 29 de maio e 02 de junho, contando com um recorde de 45 mil inscritos. Entre os participantes estão os 288 corredores do Runners Club, clube de corrida de Salvador que representará a Bahia no evento.

“A cada ano, nossa comitiva só cresce. A prova é a mais esperada do ano e exige uma preparação de meses, com planilhas personalizadas de acordo com o objetivo de cada pessoa, seja para percursos mais curtos ou longas distâncias. Nesta edição, teremos participantes dos 5km ao desafio, que são 21km+42km, em dois dias. O esporte é para todos”, destaca o professor Chokito, diretor do Runners Club.

Mais qualidade de vida, saúde e bem-estar são alguns dos principais benefícios da corrida. Para a meia maratonista Aline Andrade, uma das alunas do clube que participará da Maratona do Rio pela segunda vez, o acompanhamento especializado é fundamental. “Saber que eu conto com uma assessoria de corrida qualificada e comprometida com a minha saúde e o meu bem-estar não tem preço. Com todo o suporte que recebo diariamente, me sinto muito segura para chegar no Rio e dar o melhor de mim”, comenta.

O profissional de educação física e maratonista Ricardo Falcão, aluno do Runners Club que cumprirá o desafio 21km+42km pela terceira vez, destaca como o esporte tem impactado sua vida há mais de 15 anos. “É um exercício muito bacana para minha resiliência, autoconhecimento, o conceito de cair e saber levantar, de me fortalecer 1% todos os dias, além de cuidar da minha qualidade de vida, saúde e bem-estar. O exercício físico e os anos de corrida e de musculação promovem tudo isso. Nessa prova, estou indo em busca do meu recorde pessoal”, afirma o atleta.

Aliado à preparação física para participar da prova, está o cuidado com a alimentação durante todo o processo, que não deve ser negligenciado. “Para performar bem em corridas, especialmente em provas de longa distância, a alimentação tem um papel fundamental. Para isso, é necessário manter uma dieta balanceada entre carboidratos, proteínas e gorduras para garantir um desempenho ideal e uma recuperação eficiente”, explica a nutricionista Inês Dourado, que também é corredora e acompanha diversos atletas.

De acordo com a profissional, existem estratégias nutricionais específicas para acelerar a recuperação muscular e reduzir o risco de lesões, essenciais para uma boa performance. Além disso, o gerenciamento do peso de forma saudável, promovendo o ganho de massa muscular magra e a redução de gordura corporal, se necessário, é extremamente importante para um corredor.

Inês Dourado recomenda ainda que o corredor procure acompanhamento nutricional pelo menos 3 a 4 meses antes da prova. Isso permite uma melhor adaptação às novas rotinas alimentares e a realização dos ajustes necessários. “Planejar a alimentação com antecedência permite que o corredor esteja pronto para enfrentar os desafios de uma prova de corrida”, finaliza Inês.

Compartilhe Isso