Apps usam microfone para ouvir ambiente e monitorar usuários

Por Redação
2 Min
Apps usam microfone para ouvir ambiente e monitorar usuários
© Pixabay

Em 2015, a SilverPush se envolveu em uma polêmica quando foi revelado que a empresa desenvolveu um sistema para monitoramento de usuários de celulares Android. Apps usam microfone para ouvir ambiente e monitorar usuários.

Continua depois da Promoção

À época, a empresa prometeu acabar com o serviço, mas não foi isso o que aconteceu.

O sistema emitia sons inaudíveis em anúncios, que eram captados por aplicativos dos celulares. Os aplicativos, por sua vez, eram informados sobre o que os usuários faziam mesmo estando off-line.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Braunschweig, na Alemanha, somente em janeiro deste ano, 234 aplicativos foram desenvolvidos com este sistema e baixados milhões de vezes no Google Play.

Continua depois da Promoção

O sistema funciona na web e em anúncios off-line, como da TV. Quando o som é captado pelos aparelhos, cookies de navegadores passam a ser capazes de ligar um usuário a múltiplos dispositivos e é possível saber quais comerciais a pessoa assiste e por quanto tempo.

Segundo o site "Ars Technica", a SilverPush garantiu que o sistema não está mais ativo e que as atividades da empresa foram encerradas. Contudo, especialistas garante que diversos aplicativos usam os recursos, mas não encontraram conteúdos transmitidos pela TV que usassem esse tipo de áudio.

Quer se proteger? Se possui um celular Android com versão 6.0 ou superior, é possível ajustar as permissões para que os aplicativos acessem o microfone do aparelho.

Compartilhe Isso
- Advertisement -