Eleitores dormem na fila para fazer o recadastramento biométrico em Candeias

Por Redação
3 Min

Eleitores de Candeias na região metropolitana de Salvador, se aglomeram na manhã desta sexta-feira (25), no cartório eleitoral da cidade, localizado no bairro Ouro Negro para a realizar o recadastramento biométrico.
Faltando um mês para encerrar o prazo, eleitores relatam que dormiram na fila que começou a ser formada ainda na noite de ontem (24), por volta das 18h40, para garantir senha de atendimento no penúltimo dia do recadastramento. “Cheguei ontem às 18h e até agora nada de resolver o problema. Agora estamos aqui no sol. Como pode um negócio desse? Olha a população como está. Isso é um absurdo”, disse o morador Carlos de Jesus. A fila já chega em frente a sede da Prefeitura de Candeias.

Além da fila e do tempo de espera, os eleitores relatam a falta de estrutura para o atendimento. O sol forte e a falta de limpeza nos banheiros químicos são as principais reclamações dos eleitores. O local conta apenas com dois banheiros que apresentam mau cheiro e sujeira, falta de local para alimentação, “Cheguei aqui às 4h30. Sou diabética , não posso me alimentar com tudo e o banheiro com o fedor horrível. Isso é uma humilhação para nós”, disse Helena Silva.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), dos 62.777 eleitores, apenas 20.725 foram recadastrados biometricamente até a última segunda-feira (14). O número significa que apenas 33,01% do eleitorado da cidade cadastraram as digitais.

O prazo para fazer o recadastramento biométrico encerra no dia 22 de fevereiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Fórum Desembargador Ivan Brandão. Segundo o cartório do município, poderão ser distribuídas senhas para os eleitores em caso de grande fluxo no local, a fim de que não ultrapassar o horário de atendimento.
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado. A depender do caso, deverá também levar os comprovantes de quitação de multa. O eleitor que não comparecer terá o título cancelado.

Para saber como está a sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor poderá consultar e imprimir a multa (se houver), no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. A pesquisa é feita no menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor.

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores domiciliados no município de Candeias, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). A exceção é somente para aqueles que já realizaram a coleta de dados biométricos na respectiva municipalidade. A multa para quem não realizar o recadastramento varia de R$ 3,51 a R$ 35,10.

Compartilhe Isso
- Advertisement -