Campus Party: “Não se deixe abalar”, comenta a Candeiense Lorenna Vilas Boas sobre preconceitos diários

Por Redação
3 Min
Foto: reprodução

Viver em um ambiente onde as pessoas te julgam por ser mulher, não é fácil. Neste domingo, 20, as palestrantes Sonia Guimarães e a estudante candeiense Lorenna Vilas Boas deram voz a palestra 'Mulheres, Inovação e Tecnologia!', no palco STEAM. Em conversa intimista com os campuseiros, elas falaram um pouco sobre as experiências que viveram, desde as dificuldades até as conquistas.

Continua depois da Promoção

Sonia é professora de Física Experimental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Lorenna é graduanda em Engenharia Elétrica e técnica em Automoção Industrial.

Uma das campuseiras presentes relatou às palestrantes que percebe o preconceito na universidade por ser mulher e negra. Sonia prontamente se pronunciou: "Os olhares são para te diminuir, mas se mantenha de cabeça erguida", aconselhou. Lorenna também comentou sobre o assunto e disse as mulheres têm sim o direito de se sentirem chateadas com situações como esta, mas não devem se abalar.

"A universidade é um local complexo", continuou Lorenna ao contar algumas situações que vive na faculdade. Ela mencionou que já sofreu preconceito por ouvir que o curso atual dela não era destinado por público feminino. "O que eu quiser fazer sempre será para mulher", afirmou encorajando as mulheres presentes a lutarem por seus objetivos.

Continua depois da Promoção

Com palmas, os campuseiros saudaram as palestrantes que transformaram aquele espaço em um ambiente cheio de empoderamento e também impulso para que todos acreditassem que é possível conquistar.


Lorenna Vilas Boas é moradora da Nova Candeias, Graduanda em Engenharia Elétrica, pela UFBA, e técnica em Automação Industrial, pelo IFBA. Desde criança envolveu-se com o universo da tecnologia através da robótica, por isso possui projetos de pesquisa e extensão voltados à robótica educacional e também desenvolve projeto na área de tecnologia assistiva para cegos, através do qual representou o Brasil durante a Intel International Science Fair 2017, em Los Angeles. A sua paixão por educação e tecnologia e sua visão acerca da igualdade racial e de gênero na área STEM tornou-a G(irls)20 Delegate, Jovem Embaixadora e Embaixadora do Nordeste da Brazil Conference.

Com informações da CPBA e Atarde

Compartilhe Isso
- Advertisement -