banner

Iron Maiden: Luto pela Morte do Primeiro Vocalista aos 69

4 Min

Paul Mario Day: O Primeiro Vocalista da Iron Maiden

O cantor Paul Mario Day, que fez história como o primeiro vocalista da icônica banda de rock Iron Maiden, faleceu nesta terça-feira (29) aos 69 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o artista lutava contra um câncer.

A triste notícia foi confirmada por Andy Scott, guitarrista da banda Sweet, onde Paul também teve uma passagem marcante ao longo de sua carreira. “Paul Mario Day, descanse em paz. Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais”, escreveu Scott em seu Facebook.

Os Primeiros Passos com a Sweet

Andy continuou: “Nossos primeiros shows foram na Austrália, com ingressos esgotados, o que era um bom presságio para o futuro. A Europa seguiu o exemplo e três noites esgotadas no Marquee, em Londres, produziram um álbum ao vivo, um vídeo e um DVD.”

“A performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo. PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet”, finalizou o guitarrista.

Uma Breve, Mas Marcante Carreira Musical

Paul Mario Day começou sua jornada musical na famosa Iron Maiden, onde ficou entre 1975 e 1976. Em uma entrevista ao site Iron Maiden Brasil, publicada em julho de 2011, ele compartilhou como entrou para a banda.

Como Tudo Começou

“Eu vi Steve Harris [baixista e fundador] e Dave Murray [guitarrista] no Gypsy’s Kiss, tocando no The Bridgehouse Pub e eu gostei mesmo daquilo. Eu trabalhava em um centro de serviço de bicicletas em Leytonstone, perto da casa de Steve, e ele passou perto um dia e eu perguntei se ele precisava de um cantor. Daquela vez ele disse não, mas poucas semanas depois Steve se virou e perguntou se eu queria fazer um teste e eu fiz.”

A Saída da Banda

Embora tenha permanecido na banda por menos de um ano, Paul foi demitido após ser considerado sem carisma pelos produtores, apesar de seu talento ser reconhecido pelo público. “Eu fui comunicado [sobre a demissão] após um show. Entretanto, Steve me avisou sobre andar junto da banda nas apresentações por um período. Ele me pediu para organizar meu visual e minhas brincadeiras nos intervalos. Foi como ter perdido uma namorada. Senti que eu perdi o amor da minha vida”, relembrou Paul.

Contribuições e Outras Bandas

Apesar de sua passagem breve pelo Iron Maiden, Paul sempre afirmou ter contribuído para a composição de “Strange World”, mesmo não sendo creditado formalmente no álbum.

Após deixar a Iron Maiden, ele se juntou à banda More, mas saiu devido a divergências com os colegas e a gravadora. Logo depois, foi contratado pela Wildfire, que lançou dois álbuns de estúdio.

Em 1985, Paul integrou a banda Sweet e participou do “Live at the Marquee”, gravado em 1986 e lançado três anos depois. Após suas experiências nas bandas, Paul continuou cantando com grupos locais na Austrália, onde morou por um tempo.

Compartilhe Isso