Wagner Moura Brilha em “O Agente Secreto”
Você sabia que o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será exibido gratuitamente no Museu do Louvre, em Paris, no dia 5 de julho? Essa sessão faz parte do projeto Cinéma Paradiso Louvre, que traz filmes ao ar livre para o pátio dessa renomada instituição.
Prêmios e Reconhecimento
Estrelado pelo talentoso Wagner Moura, o longa-metragem conquistou os prêmios de melhor ator e melhor direção no Festival de Cannes. Além disso, a produção foi incluída na lista dos 100 melhores filmes de 2020, segundo a influente Indiewire.
Crítica em Destaque
Confira um trecho da crítica:
“O Agente Secreto” é, no fundo, um conto de “travessuras” mais do que qualquer outra coisa. Essa é a palavra que Mendonça usa para descrever o período de tempo no cartão de título de abertura do filme, que define o cenário para uma narrativa menos enraizada no terror de “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles e mais na melancolia de “O Grande Hotel Budapeste” de Wes Anderson.
A alegria em resgatar um tempo semi-esquecido permite a Mendonça argumentar que os filmes podem criar uma história com significado próprio – uma narrativa poderosa o suficiente para atravessar a erosão da verdade e o registro oficial de um país que pode ter vergonha de encarar seu próprio reflexo.
Com “O Agente Secreto”, Mendonça revive o passado como base para uma história puramente ficcional, mostrando como a ficção pode ser um veículo da verdade ainda mais valioso do que uma ferramenta para escondê-la.
Ranking Impressionante
O filme garantiu a 90ª posição na lista dos melhores lançamentos, superando duas produções de Hollywood bastante conhecidas, como “Duna: Parte Dois” e “A Substância”.
Enredo e Contexto
A trama se passa em 1977, na vibrante cidade de Recife. O personagem de Wagner Moura, Marcelo, é um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal em busca de um novo começo, mas acaba se envolvendo em um clima de mistério e suspense. A obra retrata as pressões que a sociedade brasileira enfrentava durante o regime militar.
Elenco Estelar
Além do carismático ator baiano, o longa conta com um elenco talentoso, incluindo Alice Carvalho, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, entre outros. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 6 de novembro.