Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Decoração de Natal ganha montagem de vila e projeção de vídeos em Salvador

Foto: divulgação/Secom

Salvador ganhou, oficialmente, o brilho das luzes do Natal nesta terça-feira (4/12). O prefeito ACM Neto lançou a nova iluminação, decoração e as novidades natalinas no Dique do Tororó e na Praça Dois de Julho, no Campo Grande.

No total, são mais de 4 milhões de microlâmpadas em LED, com investimento de R$4,5 milhões, além de uma decoração toda especial, valorizando os pontos turísticos da cidade, a exemplo do Elevador Lacerda e Farol da Barra.

Entre as inovações está a projeção mapeada de imagens e vídeos na fachada do Farol da Barra e nas águas do Dique do Tororó, contando a história do Natal, um aplicativo de realidade aumentada, além da Vila do Natal montada no Campo Grande.

“Esse vai ser o Natal mais iluminado da história de Salvador, com muita alegria e brilho, tudo para nossa cidade ficar ainda mais bonita nesse fim de ano e, claro, preparando o clima para o começo de 2019. E o bacana é que essa iluminação está espalhada por toda a cidade, em várias avenidas e diversos bairros. É uma oportunidade de lazer para todas as famílias, de alegria”, afirmou o prefeito ACM Neto, ao lado das filhas Lívia e Marcela, que ficaram encantadas com a decoração natalina do Dique.

Aplicativo – Em tempos de redes sociais, o aplicativo Natal Salvador é um dos atrativos para o público. Simples e fácil, o download está disponível nas plataformas Play Store e na Apple Store – é só buscar pelo nome do aplicativo. Uma vez instalado no celular, é só apontar o aparelho para um totem e então visualizar uma animação em 3D com o tema natalino. O usuário tem a possibilidade de criar seu próprio cartão personalizado. São 25 totens espalhados pela cidade. O aplicativo possibilita ainda a interação através de fotos e vídeos para compartilhamento nas redes sociais.
A proposta é que a ferramenta proporcione a sensação de realidade aumentada. O aplicativo foi desenvolvido pela Prefeitura em parceira com a empresa paulista RD3 Marketing Digital. Idealizador do aplicativo, o design, engenheiro de computação e diretor da empresa RD3, Raphael Magri, atesta que o público vai gostar da experiência.

“É muito simples. Após as pessoas baixarem o aplicativo, é só apontar e então aparece a interação em 3D, que possibilita tirar foto e fazer as brincadeiras nas redes”, explica.

São quatro totens na praça do Campo Grande; dois no Farol da Barra; um no Elevador Lacerda; dois no Dique do Tororó; dois na Estação da Lapa; um no Largo da Mariquita (Rio Vermelho); um no Cristo (Barra); um na Praça Municipal (Centro); um na Praça do Panteão (Pirajá); um na Praça Irmã Dulce (Roma); um na rotatória de Paripe; um no Largo do Tanque (São Caetano); um no Canteiro Central do Imbuí; um na Praça Baixinha do Santo Antônio (São Gonçalo); um na Praça Ana Lucia Magalhães (Pituba); um na rotatória principal de Fazenda Grande III; um na rotatória de São Marcos; um na Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba); um na Praça Miriam Fraga (Itaigara).

Festival de luzes – Um show de luzes terá como palco o tradicional Elevador Lacerda. E mais uma vez a tecnologia se faz presente. O cartão postal ganha o moving light, tecnologia para criar movimentos e uma iluminação espetacular que pode ser vista a longas distâncias. A novidade segue até o final de dezembro, todos os dias, das 18h à 0h.

No Campo Grande, o destaque fica por conta de uma grande Vila de Natal, que passa a funcionar diariamente até o final do mês, de segunda a quarta, das 18h às 22h, e de quinta a domingo, das 18h às 23h. Além das barracas de artesanato, santeiros e espaços para gastronomia, há um túnel e luz com som sincronizado. As luzes e artefatos natalinos também dão vida à decoração da Praça Nossa Senhora da Luz, Largo da Mariquita, e das principais ruas e avenidas, como Mario Leal Ferreira (Bonocô), Centenário, Vasco da Gama, Avenida Sete, Baixa dos Sapateiros e alguns pontos da Orla de Salvador.

Bairros – Além dos pontos turísticos, a Prefeitura montou a decoração natalina em bairros como Narandiba (Rotatória do Juliano Moreira), Imbuí (canteiro central), Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães), Paripe (Praça João Martins), Fazenda Grande 3 (rotatória principal), Pirajá (Praça Panteão), Roma (Praça Irmã Dulce), Largo do Tanque e Praça de São Marcos (rotatória após o Hospital São Rafael).

Vídeo natalino – Como parte da programação, o vídeo “Luzes de Natal” será exibido numa parede flutuante dentro do Dique do Tororó – mantida por bombas que impulsionarão as águas – até o dia 10. Serão várias apresentações, sempre a cada 20 minutos, das 18h às 22h. A tecnologia de projeção mapeada se utilizará também da fachada do Farol da Barra, que servirá como uma espécie de grande telão. Neste local, as exibições serão do dia 7 a 23, também de 18h às 22h, com intervalos de 20 minutos.

“Acho importante para cidade ocupar as ruas com arte tecnologia trazendo arquiteturas digitais, que proporcionam às pessoas novos olhares sobre o espaço urbano. Desejo ver a cidade toda acesa com obras multimídia, o que coloca Salvador num roteiro internacional de arte e tecnologia, assim como acontece em algumas cidades do mundo, a exemplo de Sidney, que tem um festival de luzes. A Prefeitura abriu espaço ampliando as ações da iluminação de Natal. Espero que sigamos em frente para trazer mais luzes e o lúdico a essa cidade, que transpira beleza, ancestralidade e universalidade”, afirma o artista.

Caixa Mapeada – No Campo Grande e no Farol da Barra, a Prefeitura instalou ainda uma caixa mapeada, que parece com uma grande televisão de 4×4 metros. Nesta caixa, passam a ser exibidos vários vídeos natalinos e, ao final, o público pode projetar a própria imagem no fundo do telão. A atração está disponível até o final de dezembro, de 18h às 23h, todos os dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.