Operação da PF investiga fraudes em empréstimos do BNDES

Por Redação
2 Min
Operação da PF investiga fraudes em empréstimos do BNDES
Foto: Reprodução

Operação da PF investiga fraudes em empréstimos do BNDES. A Polícia Federal cumpre 37 mandados de condução coercitiva e 20 de busca e apreensão durante a operação Bullish que tem como principal alvo a empresa JBS dos empresários Joesley e Wesley Batista.

Continua depois da Promoção

Buscas estão sendo realizadas na empresa e pessoas envolvidas nos aportes bilionários que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) realizou para que as empresas da família Batista se tornassem a maior produtora e comercializado de proteína animal do mundo estão sendo levadas de maneira coercitiva para depor.

Outro alvo da operação é o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Segundo a PF, os aportes do banco público foram realizados após a contratação de empresa de consultoria do político. Por causa disso, as operações de desembolso dos recursos públicos teriam tido tramitação recorde.

O BNDESPar tem mais de 581 mil ações da JBS, ou cerca de 21% em participação na empresa. Segundo a PF, os aportes, realizados a partir de junho de 2007, tinham como objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de R$ 8,1 bilhões.

Continua depois da Promoção

Nesse período, os principais investimentos do banco público tiveram como objetivo apoiar a expansão da JBS. Um dos maiores aportes foi utilizado para a compra de R$ 3,5 bilhões em debêntures para fortalecer o caixa da empresa com a compra da americana Pilgrims e com a incorporação da Bertin S.A.

Com informações do Estadão

Compartilhe Isso
- Advertisement -