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Escolas do Ensino Fundamental Anos Finais participam de encontro com os GT’s do Currículo Franciscano

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A fim de garantir o processo democrático que tem caracterizado a elaboração do Referencial Curricular Franciscano, no último dia 17 de julho, os profissionais das escolas de Ensino Fundamental Anos Finais da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde participaram de um encontro com os Grupos de Trabalho, na sede da Secretaria da Educação – SEDUC. A atividade aconteceu durante todo o dia e envolveu os componentes curriculares da Base Comum e da parte diversificada dos Anos Finais.

Foto:Ascom

Segundo explicou a gerente de Currículo, Ana Carolina, a proposta foi “integrar os professores que ainda não tinham participado dos Grupos de Trabalho, para que eles pudessem ter contato com esse Referencial Curricular e não deixassem de dar suas proposições e encaminhamentos, para que a gente siga de forma democrática”.

Durante o encontro, os GT’s Intercurriculares – que perpassam os componentes curriculares da Base Comum – apresentaram suas propostas para que fossem identificados os saberes a partir das concepções de cada Grupo de Trabalho. “O ecossistema franciscano precisa aparecer, tanto em Língua Portuguesa como em Matemática. A Educação Ambiental permeia essas disciplinas”, disse Angélica Paixão, ao expor a proposta do GT de Educação Ambiental aos professores dos Anos Finais.

Na apresentação do GT Intercurricular de Educação Quilombola, representado por Elizangela dos Santos, foi destacado o princípio da equidade como um conceito fundamental. Dentre as definições presentes no dicionário Aurélio, o termo se refere à disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. “Precisamos integrar os alunos remanescentes de quilombo nos espaços que a eles foram negados. A Educação Quilombola é uma questão identitária e de território”, salientou Elizangela. “Precisamos elevar a autoestima das crianças, fazer todo um trabalho de pertencimento”, continuou.

Conforme explicou Ana Carolina, os GT’s Intercurriculares apresentaram suas perspectivas teóricas e saberes no intuito de que eles possam aparecer nos organizadores dos componentes curriculares da Base Comum. “Hoje o movimento está sendo esse!”, finalizou.

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