Servidores da educação recebem formação para atender autistas em escolas municipais

0

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última sexta-feira (1/4), o curso de Formação Autismo e Inclusão para coordenadores, professores e auxiliares de classe que atuam nas escolas municipais. A ação faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Autista que será neste sábado (2).

A palestra ficou por conta da psicopedagoga Marise Marinho que debateu o tema “Adaptação de Atividades para os Estudantes com TEA e Deficiência Múltipla”, onde frisou a importância de detectar não somente a deficiência aparente, mas outras que podem interferi no bom aprendizado do aluno. “Às vezes o autista pode ser rápido em algumas atividades e ter dificuldades em outras. Já vi casos que o aluno desenvolvia bem as contas de matemática mas tinha dificuldade em escrever o nome”, exemplificou.

Os presentes puderam trocar ideias e traçar estratégias para desenvolver da melhor forma as habilidades dos alunos com autismo. “Devemos fazer esse acolhimento diferenciado ainda no portão da escola, pois a inclusão não é feita somente em sala de aula”, pontuou a coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva, Ione Leila.

O curso ocorreu no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo, no Centro da cidade. De acordo com a Seduc, novos temas inclusivos serão debatidos entre os profissionais da educação do município.

INCLUSÃO NA REDE – A Rede Municipal de Ensino de Candeias possui atualmente 155 alunos que têm algum tipo de deficiência. Os estudantes que precisam de atendimento individualizado em sala de aula contam com professores de apoio. Nas salas de recursos multifuncionais são oferecidos jogos educativos e materiais específicos para estimular o aprendizado dos alunos da Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.